Busca
Busca
Benefício

Sorocabanos prejudicados pelas chuvas podem solicitar ‘Saque Calamidade’

Pode sacar a pessoa que tiver conta ativa no FGTS, saldo para retirada e que more em imóvel situado nas áreas identificadas pela Defesa Civil; saiba se você se enquadra neste perfil e como consultar

Com informações Portal Porque
Secom
Em Sorocaba, a Defesa Civil mapeou ao menos 80 vias públicas (ruas e avenidas) situadas em bairros atingidos pelas chuvas

Em Sorocaba, a Defesa Civil mapeou ao menos 80 vias públicas (ruas e avenidas) situadas em bairros atingidos pelas chuvas

Trabalhadores de Sorocaba que têm saldo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e que tiveram as casas danificadas pelas fortes chuvas deste ano já podem se informar sobre o direito de sacar até R$ 6.220. O acesso ao benefício, que se chama Saque Calamidade, foi liberado na quarta-feira (15).

Tem direito ao saque as pessoas que possuam conta ativa no FGTS e saldo disponível para a retirada, com imóvel situado nas áreas que foram identificadas pela Defesa Civil do município entre as regiões atingidas pelas chuvas intensas.

Como consultar?

Para consultar e, caso existam recursos, pedir a liberação do dinheiro, é necessário realizar o download do aplicativo do FGTS, inserir as informações de cadastro, escolher a opção “meus saques” e selecionar “outras situações de saque”; “calamidade pública” e indicar a cidade.

Feito o cadastro, será necessário encaminhar os seguintes documentos:

• Foto de documento de identidade, carteira de habilitação ou passaporte;
• comprovante de residência em nome do solicitante, emitido até 120 dias antes da decretação de?calamidade;
• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Na sequência, deve-se selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco, e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Bairros de Sorocaba

A definição das áreas abrangidas pelo decreto é feita a partir de critérios técnicos da Defesa Civil do município e, até o momento, alcança cerca de 80 vias públicas (ruas e avenidas), espalhadas pelos seguintes bairros e regiões da cidade: Parque das Águas; Parque Vitória Régia I, II e III; Jardim Faculdade; Vila Assis; Vila Bom Jesus; Jardim Abaeté; Vila Mineirão; Jardim Santa Rosália; Jardim Saira; Vila Matilde; Centro; Jacutinga; Vila rica; Pinheiros; Jd. Maria do Carmo; Porto das Águas; Jardim Piratininga; Jardim Sandra; Jardim Marco Antonio; Jardim Vera Cruz; Piazza di Roma; Parque Manchester; Brigadeiro Tobias; Caputera; Jardim Piratininga; Barcelona; Bom Jesus; Éden e Jardim Paulista.

Prefeitura

De acordo com o Portal Porque, para que o cidadão tenha direito ao saque, a Prefeitura deve ter enviado as documentações completas à instituição, incluindo bairros, ruas e números das casas atingidas. No dia 2 deste mês, o veículo publicou uma reportagem sobre a demora da Prefeitura de Sorocaba em encaminhar a documentação necessária à Caixa.

O prefeito, Rodrigo Manga (Republicanos), também havia anunciado um projeto de indenização de até dez salários mínimos em live nas redes sociais, realizada na última semana. Segundo as informações apuradas pelo Porque, este projeto se quer chegou à Câmara dos Vereadores.

tags
alagamentos bairros caixa calamidade chuvas conta fgts Defesa Civil imóveis saque calamidade tempestades
VEJA
TAMBÉM