Segundo informações da Secretaria da Saúde, em apenas uma semana os casos de dengue aumentaram 64% na cidade, passando de 1.476 para 2.424 pessoas infectadas com o vírus. Até o momento houve uma mortes relacionada à doença na cidade. Outros óbitos estão sendo investigados com a mesma suspeita.
Em toda a cidade há registro de foco do mosquito da dengue, porém em alguns bairros a situação é mais crítica, deixando a população em estado de alerta. Os bairros com situações críticas são: Vila Nova Sorocaba (319 casos), Nova Esperança (236 casos), Vila Hortência (134 casos), Barcelona (171 casos), Vila Angélica (181 casos), Lopes de Oliveira (175 casos), Mineirão (106 casos), Vila Santana (104 casos).
De acordo com a Secretaria da Saúde, os casos são crescentes e necessita da colaboração de toda a população para eliminar o mosquito Aedes Aegypti o quanto antes. A população deve estar atenta ao término de cada chuva, pois nos períodos chuvosos as possibilidades de criadouro dos mosquitos aumentam.
Dia D
Neste sábado, dia 21, as equipes de servidores públicos da prefeitura realizarão o ‘dia D’ de combate à dengue em Sorocaba. Os grupos estarão espalhados em 54 pontos estratégicos da cidade para orientar sobre os cuidados e medidas necessárias para a eliminação de criadouros, haverá também visitas nas residências dos bairros mais críticos, a ação acontecerá das 9h às 13h se não chover forte.
Prevenção
Siga abaixo os critérios básicos para combater e eliminar os focos do mosquito:
Fonte: Ministério da Saúde