Busca
Busca
IFSP

Sorocaba terá Instituto Federal de Educação a partir de 2014

Foi confirmado. A partir de 2014, Sorocaba vai contar com um Instituto Federal de Educação (IFE), que vai oferecer cursos técnicos, de tecnólogo e licenciatura gratuitos para estudantes da região

Imprensa SMetal
Assessoria/ Iara Bernardi

Iara, Pannunzio,Hamilton Pereira, Isaías, Izídio de Brito e Carlos Leite após reunião no Paço que confirmou a vinda do IFSP

Agora está confirmado. A partir de 2014, Sorocaba vai contar com um Instituto Federal de Educação (IFE), que vai oferecer cursos técnicos, de tecnólogo e licenciatura gratuitos para estudantes da região. A unidade de ensino deverá ser construída junto ao campus da UFSCar em Sorocaba, na rodovia João Leme dos Santos (SP-264).

A instalação do IFE, que no estado de São Paulo passa a se chamar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), foi garantida em uma reunião nesta segunda-feira, dia 5, entre o Prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio; a deputada federal Iara Bernardi (PT); o diretor da UFSCar, Isaías Torres; e os vereadores Izídio de Brito e Carlos Leite, ambos do PT.

Os parlamentares do PT e a direção da universidade também propuseram, na reunião com o prefeito, que os primeiros cursos do IFSP comecem a funcionar já em 2014, provisoriamente no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar de Sorocaba, no bairro Santa Rosália.

Integração com a UFSCar

Há meses a prefeitura de Sorocaba vinha procurando local adequado para o IFSP, mas foi a deputada Iara quem articulou a utilização do terreno da UFSCar para construção da nova unidade de ensino, bem como a instalação provisória no ETC.

O IFSP definitivo, para 1.200 va deverá ter 900 metros de área construída, sob responsabilidade do governo federal. A Prefeitura vai contribuir com a infraestrutura, como rede de água e esgoto, rede elétrica e asfalto.

Ambas instituições, UFSCar e IFSP poderão ter estruturas de uso comum. Essa integração entre as universidades não é inédita. Em São Carlos, a UFSCar e o IFSP já funcionam nesses moldes.

Prazo e consulta popular

A expectativa é que o prédio definitivo, na SP-264, demore de dois a três anos para ficar pronto. Até lá, os primeiros cursos poderão funcionar no bairro Santa Rosália.

Segundo Iara Bernardi, uma audiência pública de consulta popular, que será realizada nas próximas semanas, vai definir quais os cursos que serão oferecidos pelo IFSP no município.

tags
2014 ciencia e tecnologia sao paulo Hamilton Pereira Iara Bernardi IFEs IFSP Instituto Federal de Educação Izídio de Brito Sorocaba ufscar unidade de ensino
VEJA
TAMBÉM