Nesta semana, o litoral norte de São Paulo registrou chuvas torrenciais de 600mm em menos de 24h. A intensidade da tempestade fez com que cidades como São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba decretassem estado de “calamidade pública”. Em Sorocaba, uma sorveteria da cidade se organizou como ponto fixo de doação para os atingidos pelas chuvas.
A Helatti fica localizada na rua Barão de Cotegipe, 305, e funciona de terça a domingo, das 12h às 22h. Atualmente, são aceitas doações de produtos de limpeza e higiene pessoal, água e colchões infláveis. A próxima viagem, com destino ao litoral, acontece na segunda-feira, 27, pela manhã. Até lá, é possível levar as doações para a sorveteria na Vila Leão.
Além do estabelecimento, a Central Única das Favelas (Cufa) de Sorocaba também tem um ponto de doação. Quem mora nas proximidades da zona norte pode se dirigir até à rua Arlete Pimente Viesi, 18, no Retiro São João. Doações também podem ser feitas pelo Pix: [email protected].
De acordo com Gabriela Azevedo, 25, sorocabana que está morando há cerca de um ano em Juquehy, a situação do local é “desesperadora”. “Aqui está indescritível. Mulheres entrando em trabalho de parto na sujeira, recém-nascidos dormindo em fraldas no chão, idosos sem faldas geriátricas. É uma situação emergencial”, relata a jovem.
Além do ponto de arrecadação em Sorocaba, também existe uma “vaquinha” on-line que tem como objetivo angariar fundos que serão destinados para ajudar os afetados pelo desastre natural desta semana. Para acessar, basta clicar aqui.
Mortes
De acordo com a Agência Brasil foram 47 mortes em São Sebastião e uma em Ubatuba. São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças. Todo o estado tem 1.730 desalojados e 766 desabrigados em decorrência das chuvas.
Liminar
A Justiça de São Paulo concedeu liminar que permite a retirada de famílias que vivem em áreas de risco de Caraguatatuba, litoral norte do estado, para que sejam levadas a abrigos seguros. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e da prefeitura de São Sebastião, município também localizado no litoral norte.
As áreas incluídas na decisão judicial são: Boiçucanga, Juquehy, Cambury, Barra do Sahy, Maresias, Paúba, Toque Toque Pequeno, Barra do Una, Barequeçaba, Varadouro, Itatinga, Olaria, Topolândia, Morro do Abrigo, Enseada e Jaraguá. Outras áreas podem ser identificadas e incluídas na lista, conforme esclarece o governo estadual, em nota.