Busca
Saúde

Sorocaba tem oito mortes por H1N1 e outras 24 por síndrome respiratória

Segundo balanço divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde de Sorocaba, na última sexta-feira, dia 24, no total, 32 óbitos foram causados por doenças respiratórias

Imprensa SMetal
Pedro Ventura/Agência Brasília

A prevenção das doenças respiratórias está ligada a hábitos de higiêne como a lavagem das mãos

De 1º de janeiro a 18 de junho, Sorocaba registrou oito mortes pelo vírus Influenza A/H1N1. Segundo balanço divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde de Sorocaba, na última sexta-feira, dia 24, no total, 32 óbitos foram causados por doenças respiratórias, sendo 24 devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em cinco meses, o número de mortes por SRAGs já ultrapassou o total do ano passado, que foi de 12 óbitos em 12 meses. Em 2015, Sorocaba não registrou casos de H1N1.

De acordo com o boletim, foram contabilizadas 190 notificações de SRAG, sendo 23 casos de Influenza A/H1N1 e 80 de SRAGs não especificadas. Outros 87 aguardam resultados de exames.

Prevenção

Além da vacinação, o Ministério da Saúde orienta que para a prevenção de doenças respiratórias é recomendável manter alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, além de manter os ambientes bem ventilados e evitar o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

tags
divisão de vigilancia epidemiologica doenças respiratorias h1n1 sars secretaria de saúde
VEJA
TAMBÉM