RETROCESSO

Sorocaba tem mais de 7 mil pessoas na fila do Auxílio Brasil

Número é 18,46% maior que os últimos dados levantados pela imprensa do SMetal no ano passado. Em todo o país, são  2,78 milhões de famílias que se encaixam no perfil e ainda não receberam

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Auxílio Brasil tem fila de mais de 5,3 milhões de famílias

Enquanto um em cada quatro brasileiros não tem comida em casa, 2,78 milhões de famílias que se encaixam no perfil para receber o Auxílio Brasil, ainda estavam na fila para receber o valor, no mês de abril, segundo dados levantados pela Confederação Nacional de Município (CNM).

Só em Sorocaba, até o mês de maio são 7.148 famílias na espera, segundo informações do Ministério da Cidadania. No último levantamento realizado pela imprensa SMetal, a cidade tinha 6.034 famílias na fila de espera para o Bolsa Família, 18,46% a menos do que tem hoje na fila do novo auxílio.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, com base nos dados mais recentes do Ministério da Cidadania, o Cadastro Único, 25.054 famílias foram beneficiárias do Programa Auxílio Brasil no mês de maio de 2022.

Os dados escancaram a realidade brasileira, resultado da soma da alta nos preços dos alimentos básicos, gás de cozinha, conta de luz, desemprego; o resultado disso: 33 milhões de brasileiros com fome no país. E ainda, que a extinção do antigo Bolsa Família e a implementação do Auxílio Brasil pouco afetaram positivamente a vida da população mais carente.

Para Silvio Ferreira, presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), “esse novo auxílio é uma mentira eleitoreira, diferente do Bolsa Família, um programa consolidado desde o governo Lula, o Auxílio Brasil tem prazo de validade e será encerrado no final do ano. Além disso, não é o suficiente para garantir comida para os 33 milhões de brasileiros que passam fome hoje no país e os 125 milhões que estão em situação de insegurança alimentar”.

Leia: Fome aumenta e atinge mais de 33,1 milhões de brasileiros

Quem tem direito?

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba explica que a análise do Auxilio Brasil é feita pelo Governo Federal e que o munícipe pode acompanhar sua solicitação, após a efetivação do Cadastro Único, pelos aplicativos Caixa Tem ou Auxílio Brasil. O cadastro pode ser feito na unidade do CRAS mais próxima de sua residência.

A imprensa do SMetal questionou ainda como ficam as famílias que não recebem o auxílio. A nota explicou que “todas as famílias que estão cadastradas no CadÚnico são referenciadas nos Centro de Referência em Assistência Social (CRASs), sendo assistidas por meio dos programas e benefícios sociais da política pública de assistência social do município de Sorocaba”.

Sindicato Cidadão

O conceito de Sindicato Cidadão foi criado pelo SMetal há 30 anos, e há 16 a entidade apoia muitas lutas vividas dentro e fora do chão de fábrica. Desde 2005, quando foi fundado o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), com o objetivo de combater a fome e o desperdício de alimentos, o sindicato acompanha de perto a situação das famílias em vulnerabilidade da região de Sorocaba.

O BAS atende mais de 70 entidades e dez comunidades com a doação de alimentos de mercearia, hortifrúti, higiene e limpeza. Mas as doações vêm caindo ano a ano, enquanto a demanda só aumenta.

Tiago Almeida do Nascimento, presidente do BAS, conta que a realidade da fome é vivida diariamente por quem trabalha na entidade. “É evidente no nosso trabalho o quanto as pessoas estão sofrendo. Com fome, não há dignidade, não há esperança. Tentamos reverter isso agindo para suprir o que o poder público não faz. Mas diante da situação caótica, com tantos milhões de brasileiros passando fome, é quase impossível tampar esse buraco. Nós fazemos o máximo que podemos, mas também contamos totalmente com doações poder trabalhar em prol dessas famílias”.

Como ajudar

Os interessados em apoiar o trabalho realizado pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo Whatsapp (15) 97400 0206. Empresas que também têm interesse em fazer uma parceria, podem entrar em contato pelo mesmo telefone.

Mariana M. Maginador/Imprensa SMetal
BAS trabalha no combate à fome há 16 anos em Sorocaba

Se preferir doar em dinheiro, a chave PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.

As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.

Para acompanhar o trabalho, acesse as páginas do Instagram ou Facebook.

auxiliobrasil bancodealimentos bolsafamilia Brasil fome Retrocesso Sorocaba