Busca
Educação

Sorocaba sedia Fórum da Pessoa com Deficiência Intelectual

A 1ª edição do Fórum da Pessoa com Deficiência Intelectual e Movimentos Sociais será realizado em Sorocaba na próxima sexta-feira (09), das 9 hs às 15 hs, na UNIP (Universidade Paulista)

Imprensa SMetal

A 1ª edição do Fórum da Pessoa com Deficiência Intelectual e Movimentos Sociais será realizado em Sorocaba na próxima sexta-feira (09), das 9 hs às 15 hs, na UNIP (Universidade Paulista).

O evento, que é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia – subsede Sorocaba em parceria com a Associação Beneficente Amigos da Arca Sorocaba e UNIP, será um momento ímpar para o debate das questões voltadas ao universo da pessoa com deficiência intelectual, envolvendo questões como o trato familiar dessas pessoas e seu acolhimento, a construção de relações de harmonia e respeito no convívio diário, políticas públicas para as pessoas com deficiência, dentre outros assuntos.

Participarão dos debates psicólogos; professores universitários e do ensino básico; pais, mães e familiares de pessoas com deficiência intelectual; estudantes; políticos e simpatizantes da causa. O Fórum é aberto para a comunidade e necessita de inscrição prévia no CRP, pelo telefone (15) 3211-6368.

Saiba mais sobre a Comunidade Arca

A Arca é um movimento internacional de comunidades onde são acolhidas pessoas com e sem deficiência intelectual, amparadas por assistentes voluntários que lhes ensinam cuidados básicos. Existem tarefas no dia a dia, como a participação nas escolas da comunidade, onde recebem noções de alfabetização e desenvolvem oficinas de trabalhos manuais e atividades de coordenação motora e sociabilização.

O objetivo da Arca é, a partir da criação de comunidades que acolhem pessoas portadoras de deficiência mental, responder à angústia destes que muitas vezes são rejeitados e dar-lhes novamente um lugar na sociedade.

Em 2014, a Comunidade Arca, fundada pelo filósofo canadense Jean Vanier, completa 50 anos de atuação. Hoje são 137 comunidades espalhadas por 36 países.

No Brasil, o primeiro lar da ARCA foi aberto em junho de 1987, na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Hoje, há dois lares – Casa da Rocha e Casa Mandacaru, acolhendo nove pessoas com deficiência intelectual.

Encontra-se em processo de fundação a Comunidade ARCA de Sorocaba, interior de São Paulo, a partir da Paróquia São Paulo Apóstolo.

EVENTO
Local: Universidade Paulista – Unip (Avenida Independência, 210, Éden – Sorocaba) Auditório do prédio H – subsolo.
Data: 09 de Maio de 2014
Horário: das 9 horas às 15 horas
Mais informações: Conselho Regional de Psicologia (15) 32116370

tags
deficiencia deficientes famílias inclusão social Sorocaba sedia Fórum da Pessoa com Deficiência Intelectual unip
VEJA
TAMBÉM