Sorocaba vai sediar, esta semana, dois importantes encontros nacionais de metalúrgicos. Trabalhadores do grupo Schaeffler e do Grupo ZF, fabricantes de autopeças de capital alemão, vão se reunir na cidade para definir estratégias de ações conjuntas.
O 2º Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores do Grupo Schaeffler/Conti acontece dias 23 e 24. Já o 4º Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores do Grupo ZF será dias 25 e 26, sexta e sábado.
As reuniões serão realizadas no Grand Hotel Royal, rua Álvaro Soares, 451, centro de Sorocaba.
“No caso da Schaeffler/Continental VDO, um dos assuntos prioritários será justamente a fusão das duas multinacionais, em relação a questões financeiras, acionárias, do ponto de vista da empresa e dos trabalhadores”, esclarece Flávia Cristina Costa e Silva, assessora da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM).
O encontro sindical Schaeffler/Conti vai reunir trabalhadores de 10 empresas do grupo no Brasil, em bases da CUT e da Força Sindical. Dos 24 participantes, 12 são membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Schaeffler de Sorocaba (CUT).
Rede ZF
Já o encontro dos trabalhadores da ZF, dias 25 e 26, terá como um dos debates principais o “acordo-marco internacional”, que estabelece condições mínimas de relacionamento entre capital e trabalho nas fábricas do grupo no mundo.
Inclusive três dirigentes sindicais da Alemanha vão participar do evento em Sorocaba para contribuir com as discussões.
O encontro vai reunir 25 dirigentes sindicais da ZF de quatro regiões (Sorocaba, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte e Araraquara), sendo 15 de Sorocaba.