Busca
Vigilância Epidemiológica

Sorocaba registra 172 casos de Dengue

De acordo com boletim epidemiológico da dengue divulgado dia 15, 112 casos são autóctones e 60 importados. No mesmo período, foram notificados 2.494 casos suspeitos, sendo que 2.322 foram descartados

Jornal Ipanema Online
Divulgação

Pneus velhos sem proteção servem como criadouro do mosquito

O novo boletim epidemiológico da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), mostra que o número de casos de dengue confirmados em Sorocaba, neste ano, até o dia 14 de maio, subiu para 172.

Deste total, 112 são autóctones e 60 importados. No mesmo período, foram notificados 2.494 casos suspeitos, sendo que 2.322 foram descartados.

O número de casos de dengue ainda apresenta elevação nas últimas semanas. Para a Vigilância em Saúde, tal aumento é reflexo dos feriados prolongados da Páscoa e do Dia do Trabalho.

“Os casos importados de dengue, ou seja, os moradores de Sorocaba que adquiriram a doença em outro município, que no ano de 2013 representaram 15 % do total do número de casos, neste ano, até o momento, já representam 35%”, observa a diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos.

De acordo com Daniela, a área identificou que as Regionais Centro Sul e Norte da SES estão em fase de alerta, o que desencadeou a intensificação das ações de controle da doença pelas equipes da Zoonoses, que estão desenvolvendo atividades de bloqueio durante toda a semana, inclusive aos sábados.

“Ainda que o número de casos deste ano esteja bastante inferior a 2013 – neste mesmo período eram 626 casos registrados -, continuamos alertando para que os cuidados e o combate ao mosquito transmissor sejam redobrados. E, na presença de sintomas da doença, o munícipe deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa e evitar a automedicação”, reforça Daniela.

tags
aedes aegypti aedes egipty casso da doença dengue egipite hemorragia saúde
VEJA
TAMBÉM