Foi inaugurado na manhã da última sexta-feira (27) o terceiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), em Sorocaba. A unidade, que funciona em parceria com a Associação Pró Reintegração Social da Criança e é denominada como “Bem Querer”, está localizada no Jardim Gonçalves, na Zona Leste.
“Esta unidade traz um serviço de elevada qualidade, com estruturas qualificadas, e em parceria com o governo federal, com o intuito de cumprir o que foi estabelecido para mudar a história da saúde mental no País”, disse Lúcio Costa, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O CAPS IJ “Bem Querer atenderá toda a demanda de crianças e adolescentes (entre zero e 18 anos de idade) com transtornos mentais graves, principalmente moradores da Zona Leste do município.
Esta unidade conta também com um pólo de atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, devidamente acompanhada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), sem restrição de número de pessoas atendidas.
Rede de Atenção Psicossocial
No ano passado, o governo federal repassou ao município mais de R$ 2 milhões para o custeio de unidades do CAPS. No mesmo ano, a cidade aderiu ao “Programa Crack, É Possível Vencer”, e nos próximos meses habilitará um novo CAPS ad III, que atenderá pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com funcionamento 24h e 8 leitos de acolhimento noturno.
Sorocaba implantará, ainda, uma equipe de Consultório na Rua e 16 leitos de saúde mental na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.
A Rede de Atenção Psicossocial conta com 2.128 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o Brasil. Juntos, esses centros podem realizar 43,1 milhões de atendimentos por ano.
Desde o lançamento do programa Crack, É Possível Vencer, em dezembro de 2011, o Ministério da Saúde – em conjunto com Estados e Municípios – criou 2.192 novos leitos, sendo 762 em enfermarias especializadas, 530 leitos nas 53 unidades CAPS 24 Álcool e Drogas e 900 nas 60 novas Unidades de Acolhimento já em funcionamento.
A rede também é composta por 109 Consultórios na Rua.