Sorocaba registrou nesta segunda, dia 31, mais 15 mortes e 556 casos confirmados de covid-19. O mês termina com 11.156 pessoas infectadas, o que faz de janeiro o segundo mês com maior número de contaminação desde o início da pandemia, perdendo apenas para junho do ano passado, quando foram registrados 11.231 novos casos.
Embora o número de pessoas infectadas seja muito parecido com o auge da pandemia, Sorocaba registrou 72 mortes este mês, contra 429 em junho, o que mostra a importância da vacinação.
Neste momento, 155 pessoas estão internadas em Sorocaba por causa da covid-19. Entre elas, 59 estão na UTI, incluindo uma criança. Os três hospitais contratados pela Prefeitura para atender os pacientes infectados pelos coronavírus estão completamente lotados, tanto na UTI quanto nos leitos clínicos.
No momento, restam apenas oito leitos clínicos entre os vinte disponíveis na UPH da Zona Leste. Embora o município não disponha de mais de vagas na UTI, a Prefeitura diz que não há pacientes na fila de espera.
O total de pessoas que se recuperam em casa (isolamento domiciliar) é 1.268. Além dos casos confirmados, Sorocaba ainda tem 4.179 pessoas com suspeita de covid-19, que aguardam o resultado dos exames.