Busca
Busca
Saúde

Sorocaba e região começam a receber profissionais do ‘Mais Médicos’

Para Sorocaba, foram solicitados 44 médicos pelo Programa Federal. O município já recebeu quatro profissionais

Imprensa SMetal
Divulgação

Prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo recebe médica cubana

Seis médicos estrangeiros já estão em Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Votorantim para atuar pelo Programa Federal Mais Médicos.

Nessa quarta-feira, dia 13, a Prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo, recebeu a médica cubana Judislay Guerrero, pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, no ato de adesão ao programa, a prefeitura efetuou o cadastro das nove vagas disponíveis para a cidade. O município inicia com um médico e a secretaria espera completar o quadro nas próximas chamadas efetuadas pelo Ministério da Saúde.

Nesta sexta-feira, dia 14, foi a vez da Secretaria da Saúde de Votorantim recepcionar uma médica cubana integrante do programa. A profissional recebeu informações sobre a rede municipal de saúde e irá acompanhar o trabalho dos médicos do município, enquanto aguarda autorização e validação do seu registro para iniciar as atividades. Quando a documentação estiver regularizada, a médica passará a atender na UBS da Vila Amorim que deve ser transformada em Unidade de Atendimento à Família, assim que o Ministério emitir a autorização.

A profissional já passou por capacitação envolvendo a língua portuguesa e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Já Sorocaba foi contemplada com quatro profissionais do programa Mais Médicos. São três médicos cubanos e um italiano, este já trabalhando na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto).

O italiano Silvano Corrier, 39 anos, cirurgião bucomaxilofacial, se inscreveu no terceiro ciclo de inscrições do programa e disse que escolheu Sorocaba para trabalhar. “Tenho um colega que mora na cidade e ele sempre me deu referências muito boas daqui. Fiquei satisfeito em poder contribuir com meu trabalho nesta cidade”, conta.

Os cubanos e clínicos gerais Marisol Perez Bonilha, 44 anos, Yurima Jardines Rius, 35, e Yurilander Lores Samon, 30 também estão animados com a oportunidade de trabalhar com a Atenção Básica à Saúde no município.

A princípio, os quatro médicos permanecerão por três anos atuando na rede municipal. A Prefeitura de Sorocaba solicitou ao Ministério da Saúde 44 profissionais do Mais Médicos e poderá receber novos médicos nos próximos meses, de acordo com a seleção realizada pela coordenação do programa.

tags
cubana cubanos italiano Mais médicos médicos programa federal saúde
VEJA
TAMBÉM