Produção

Sorocaba: acordo de Banco de Horas é aprovado na Gestamp

Em votação acirrada, proposta de flexibilização de jornada teve 214 (57,99%) favoráveis e 148 (40,11%) contrários; acordo foi negociado a pedido da empresa e tem vigência de um ano

Foguinho/Imprensa SMetal

A Gestamp atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima à planta da Toyota

Em assembleia eletrônica realizada entre os dias 27 e 28 de julho, os trabalhadores da produção da Gestamp, sistemista da Toyota, aprovaram a proposta de banco de horas da empresa. Em votação acirrada, o acordo de flexibilização de jornada teve 214 (57,99%) favoráveis e 148 (40,11%) contrários.

Outros sete trabalhadores (1,90%) optaram por se abster da decisão. A assembleia contou com a participação de 369 metalúrgicos dos 453 aptos a votar – um quórum 81,46%.

A proposta foi negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical de Empresa a pedido da Gestamp e abrange somente o setor de produção. O acordo tem vigência de um ano e possui limite de 30 horas.

“Vamos acompanhar de perto a gestão desse banco de horas, especialmente devido ao comportamento de alguns membros da chefia, que não passam confiança aos trabalhadores. Em hipótese alguma, o Sindicato e os membros do CSE vão admitir desrespeito aos critérios do que foi acordado”, assegura Izídio de Brito, secretário de organização do SMetal, um dos responsáveis pelas negociações com a fábrica.

Fazem parte do CSE os dirigentes Márcio Pires Prestes, Domingos Ramos da Silva e Luiz Carlos da Silva. Priscila dos Passos Silva, membro do Conselho da Direção Executiva do SMetal, também é funcionária da sistemista.

Negociações separadas

Izídio lembra ainda que, inicialmente, o pedido da empresa era de negociar a flexibilização de jornada juntamente com o Programa de Participação nos Resultados (PPR) e melhorias no convênio médico.

“Assumimos o compromisso com os trabalhadores de separar as negociações para que não houvesse conflitos, e assim fizemos. Agora, queremos dar continuidade às discussões de melhoria na política salarial dos trabalhadores, para diminuir as desigualdades nos salários”, conta.

A votação foi realizada a partir do sistema do SMetal desenvolvido por uma empresa de tecnologia especializada e faz uso de criptografia de ponta, o que garante segurança, privacidade e auditabilidade.

A empresa atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima à planta da Toyota.

assembleia banco eletrônica gestamp horas produção sindicato SMETAL Sorocaba