Busca
Negociações

Proposta de PPR e melhoria no convênio médico são aprovadas na Gestamp

Benefício e melhorias no convênio médico foram positivamente recebidas; acordo de troca de dias foi reprovado e voltará para negociação entre SMetal e empresa

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Aprovação foi feita com relação as pautas de PPR e melhorias no convênio médico, nova assembleia deve ser marcada para votar troca de dias | Foto: Caroline Queiróz Tomaz

Os trabalhadores e trabalhadoras da Gestamp aprovaram duas propostas: um acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e melhorias no convênio médico em assembleias realizadas na terça-feira, 06, nos três turnos em que há produção na empresa. Já um acordo de troca de dias não foi aceito pela maioria dos trabalhadores.

Na fábrica, o PPR foi fechado a partir de negociação realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), dirigentes que fazem parte do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e Rafael, trabalhador eleito para a Comissão de PPR. O benefício foi aprovado para 2023 e 2024. Neste ano, a primeira parcela será paga em junho e a segunda em fevereiro do próximo ano, sendo que a antecipação corresponde a mais da metade do valor total do PPR.

Além desse tópico, os representantes do SMetal também colocaram melhorias no convênio médico para a aprovação. Bruno César, membro do CSE e dirigente sindical, comunicou aos companheiros os termos que foram melhorados durante a negociação. Segundo ele, o antigo valor pago no convênio médico não estava de acordo com o que esperavam os trabalhadores. Agora, com a negociação do Sindicato, os valores irão melhorar – com base em faixas salariais.

Bruno, Domingos, Luiz e Márcio compõem o Comitê Sindical na Gestamp | Foto: Caroline Queiróz Tomaz

Junto com Bruno, estiveram nas assembleias os dirigentes Domingos Ramos da Silva, Luiz Carlos da Silva e Márcio Pires Prestes, todos membros do CSE. O secretário-geral do SMetal, Izídio de Brito, também acompanhou o encontro e fez parte das negociações empenhadas pela entidade para conquistar os avanços aprovados pelos trabalhadores nesta terça-feira.

Nós sempre iremos prezar pelo diálogo e queremos construir uma boa relação para, desta forma, temos margem para avançar. No entanto, é preciso entender as demandas da categoria e compreender, sobretudo, que é a partir desses interesses que o Sindicato irá negociar. Estamos aqui para conquistar o melhor acordo para os metalúrgicos”, comentou Izídio sobre o processo de construção que, segundo ele, teve ao menos seis reuniões.

Por fim, a proposta reprovada na Gestamp, de troca de dias, será renegociada com a empresa. De acordo com os diretores sindicais, para poder folgar nesta sexta-feira, que é dia ponte entre o feriado de Corpus Christi (quinta-feira) e o sábado, os metalúrgicos teriam que trabalhar no dia 15 de agosto deste ano (aniversário de Sorocaba). O próximo passo é marcar uma reunião com os representantes da Gestamp para poder apresentar novo acordo, em breve, que passará pelo crivo de assembleias novamente.

tags
Assembleias Convênio médico CSE gestamp Negociações PPR 2023
VEJA
TAMBÉM