Ser parte da direção executiva de uma entidade como o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) exige todos os dias, foco, coragem e muita determinação para melhorar o presente e moldar o futuro de milhares de trabalhadores – e, principalmente – de milhares de famílias.
Quando falamos que somos um Sindicato Cidadão, não nos limitamos apenas a defender o interesse específico de uma categoria, neste caso, os metalúrgicos. Mas entendemos a necessidade urgente de mudar toda a estrutura da sociedade e, por isso, queremos que todos os trabalhadores, independente de onde estiverem, tenham acesso a condições de emprego justas e dignas.
Mais que isso, queremos que todas as pessoas tenham ao menos comida na mesa, moradia decente e, ainda, que possam viver momentos de cultura e lazer com sua família.
É nessa filosofia que surge, em 2005, o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) justamente para garantir o acesso à alimentação lá na ponta, entre os mais necessitados. Hoje, mais de oito mil famílias são beneficiadas por meio dessa iniciativa, que teve como primeiro presidente o secretário de organização licenciado do SMetal, Izídio de Brito.
Não é por acaso que temos o costume de dizer que, quando um trabalhador ou uma trabalhadora decide se associar, não apenas fortalece a luta dentro das fábricas, mas permite que o SMetal possa ir muito além. Afinal, solidariedade e transformação social moldam este Sindicato.