Sorocaba

Solenidade comemora 10 anos de fundação do Banco de Alimentos

Fundado há 10 anos, o Banco de Alimentos de Sorocaba recebeu homenagem em sessão solene na Câmara Municipal, promovida pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT), na noite de quarta-feira, dia 16

Sérgio Marconi/ Secom CMS

Fundadores, parceiros, funcionários e diretores do Banco de Alimentos foram homenageados

Há 10 anos o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) combate a fome e luta por políticas públicas que garantam a segurança alimentar de milhares de pessoas da cidade e da região.

Fundada em 16 de dezembro de 2005, a entidade sem fins lucrativos – parceira do SMetal – recebeu homenagem em sessão solene na Câmara Municipal, promovida pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT), na noite desta quarta-feira, dia 16.

Fundadores, parceiros, funcionários e diretores do Banco foram homenageados, como Carlos Roberto de Gaspari e Neide Gutiyama, fundadores do BAS.

Em sua fala, Gaspari lembrou o contexto social e político do Brasil no momento da criação do BAS. Ele estava na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e o país vivia uma grave crise de empregos, com uma série de empresas fechando as portas.

“Junto com a nossa Diretoria, começamos a discutir formas de combater o desemprego. Foi ali que decidimos também que, a partir daquele momento, o Sindicato passaria a trabalhar com um conceito novo, o conceito de Sindicato Cidadão, que também passasse a se preocupar com os trabalhadores no momento que eles mais precisavam, que era o momento em que eles perdiam o seu emprego”.

Ele ressaltou que esse momento foi rico porque proporcionou a oportunidade de trabalhar vários projetos. A diretoria metalúrgica, na época, trouxe do Rio de Janeiro a Campanha Natal de Fome, que perdura até hoje, desde o ano de 1994 e já era um embrião do Banco de Alimentos.

“Com o Natal Sem Fome a gente começou a sonhar esse sonho que continua até hoje, o de garantir que aquela cesta básica que distribuíamos uma vez por ano, a gente passasse a fazer o ano inteiro”, conta.

Atendimentos

O atual presidente da entidade, Tiago Almeida do Nascimento, vice-presidente do SMetal, pontuou que o BAS assiste em torno de 20, 22 mil pessoas por mês, sendo 150 entidades cadastradas em Sorocaba e Região. “Nós assistimos ainda 900 famílias dentro de um projeto junto ao CRAS, mas nós sabemos que tem muito mais famílias que precisam além dessas 900”.

Ele ressalta que o Banco trabalha a justiça social, não faz caridade. “É direito, artigo 6º da Constituição, toda pessoa tem direito à alimentação. O Banco de Alimentos por um bom tempo ficou marcado por um trabalho bonito, mas nós fazemos mais que um trabalho bonito. Porque não é bonito você ter que colocar alimentos na mesa de uma família, devia ser dever”.

Tiago explica que a entidade faz política pública, “nós tentamos efetivar a política pública de alimentação, segurança alimentar e nutricional deste país, que está implantada desde 2003”.

Outro destaque do presidente durante a sessão foi para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. “O banco de alimentos, através do PAA, não somente ampliou a oferta de alimentos, de sua distribuição, mas ele propiciou que diversos produtores ampliassem a sua produção, ampliassem os seus ganhos, tivessem condições de se manter no campo”.

Fundação

O Banco de Alimentos de Sorocaba teve como alicerce a campanha Natal sem Fome, uma arrecadação natalina de alimentos realizada de 1994 a 2012 pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ONGs, Igrejas e entidades beneficentes.

Em 2003, com o lançamento do Programa Fome Zero, do governo federal, e do Mapa da Fome, formulado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a iniciativa ganhou novo impulso e, em 16 de dezembro de 2005, foi fundado o Banco de Alimentos.

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) funciona no pavilhão administrativo da Ceagesp de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel.

Assista a solenidade na íntegra: https://youtu.be/1Uz0cfR8QSQ

Fotos:Sérgio Marconi/ Secom CMS

Solenidade comemora 10 anos de fundação do Banco de Alimentos

10 anos 16 de dezembro Banco de Alimentos fundação gaspari izidio metalúrgico Natal Sem Fome nutrição Rubens de Faria segurança alimentar SMETAL Sorocaba tiago