Busca
Bom exemplo

Solda une família em busca de futuro melhor

Zenilda tem se saído melhor que o marido e o filho nas aulas práticas de solda MIG

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
O marido Ademilson, a mulher Zenilda e o filho Willerson durante aula na escola Qualifica

O marido Ademilson, a mulher Zenilda e o filho Willerson durante aula na escola Qualifica

A família do metalúrgico Ademilson Porfírio da Cruz está literalmente unida pela solda. Moradores na Zona Norte de Sorocaba, há um mês ele, a mulher Zenilda Rodrigues e o filho Willerson Leandro viajam por quase meia hora para, juntos, fazer cursos de solda TIG e MIG na escola Qualifica, no Jardim América.

De olho no mercado crescente para soldadores, Ademilson, há 8 anos no ramo, funcionário da Metso, resolveu fazer mais um curso de solda e decidiu levar a família. “Ele [filho] já está na indústria, é auxiliar de produção; ela [mulher] pensa em mudar de ramo. Então optamos por fazer solda”, explica Ademilson.

Sonho e organização
Migrantes de Capão Bonito para Sorocaba há 14 anos, a família vislumbra na solda o futuro independente. “Hoje somos empregados, mas quem sabe um dia a gente não possa trabalhar no nosso próprio negócio; uma serralheria, quem sabe”, diz Ademilson.

Mas para se chegar ao sonho, a família planeja tudo. Fazer o curso juntos, por exemplo, foi fruto do planejamento. Como metalúrgico sindicalizado ele ganhou desconto no valor dos cursos e, com aulas no mesmo horário, economizam no transporte.

Com a formação do filho – Ademilson já é soldador – a família espera aumentar a renda para que a mulher possa trocar a estável condição de 22 anos de funcionária pública estadual, como secretária escola, pelo mundo da solda. “Sei que não é fácil, mas assim que surgir a oportunidade eu deixo [o Estado]. Quero novas conquistas e a família está unida, bem ‘soldada’ para isso”, brinca Zenilda.

tags
família solda IR 2023 solda unidos solda
VEJA
TAMBÉM