Campanha Salarial 2024

SMetal reúne com representantes de empresas para avançar nas negociações coletivas

Somadas, as empresas presentes na reunião empregam cerca de 30 mil trabalhadores, o que significa 64% dos 47 mil metalúrgicos da base do Sindicato

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A reunião aconteceu na sede do SMetal, nesta sexta-feira, 26.

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) reuniu com representantes de empresas da base, com o objetivo de avançar nas negociações coletivas da Campanha Salarial de 2024.

O encontro contou com a participação de representantes de aproximadamente 50 fábricas que, somadas, empregam cerca de 30 mil trabalhadores, o que significa, aproximadamente, 64% dos 47 mil metalúrgicos representados pelo Sindicato.

Durante a reunião, foram apresentados os números da economia brasileira que retratam um cenário de inflação controlada, aumento do emprego e carteira assinada, diminuição nas taxas de desocupação, recorde de arrecadação e exportação, investimentos na indústria, entre outros. Cenário econômico positivo que é condizente com o pleito de aumento real reivindicado pela categoria.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, ressalta que o ambiente econômico é mais do que favorável para avançar nas negociações neste ano. Ele lembra ainda que mais de 86% das negociações coletivas, que ocorreram no primeiro semestre de 2024, tiveram aumento real.

“Nosso objetivo no final é o mesmo. Temos adotado uma linha de diálogo e negociação, o que tem trazido resultados muito positivos para a categoria, e temos nos tornado referência neste quesito”, afirma o dirigente.

Nos anos anteriores, o SMetal organizou reuniões como esta apenas em períodos nos quais as negociações coletivas chegavam ao esgotamento e tinham como objetivo avançar em acordos individuais. Neste ano, porém, a diretoria do Sindicato convocou o encontro antes da data base, o dia 1º de setembro, visando acelerar o diálogo para garantir que a categoria tenha o reajuste nos salários até setembro, mas também para que sejam assinadas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).

“Nós queremos a renovação das cláusulas sociais e Convenção Coletiva de Trabalho assinadas em agosto. Não queremos que chegue ao ponto da negociação individual, como aconteceu no ano passado. Que seja uma campanha diferente de todas as outras e que possamos ser indutores desse processo”, explica o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira.

Cenário favorável

Durante a reunião, Silvio apresentou uma série de dados que demonstram que o cenário econômico brasileiro é favorável para aumentos reais nos salários. Entre janeiro e julho deste ano, cerca de 86,1% dos 6.728 reajustes salariais ficaram acima do INPC, com uma variação média de 1,59%.

Ainda do ponto de vista nacional, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu e pode chegar a ser a oitava economia do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Além disso, nos primeiros cinco meses do ano, foram criadas mais de um milhão de vagas de emprego com carteira assinada. Também, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego recuou para 7,1% no trimestre finalizado em maio, a menor taxa para o mês dos últimos onze anos.

No ramo metalúrgico, as notícias são melhores ainda. A venda de veículos cresceu 14,59% entre janeiro e julho de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Segundo sindicatos e associações patronais, as previsões para o ramo metalúrgico são de crescimento em 2024. No caso da base do SMetal, as empresas do ramo metalúrgico já anunciaram, entre 2023 e o primeiro semestre de 2024, o investimento de mais de R$13,5 bilhões. Além disso, o segmento de veículos pesados, por exemplo, pode chegar a crescer 32%.

Os dados foram levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) subseção Sorocaba.

“Esses dados provam que é possível alcançar um aumento real nos salários. A gente quer diálogo e construção coletiva para esta negociação, mas também estamos preparados para ir à luta caso as empresas decidam seguir com a morosidade que caracterizou as negociações do ano passado”, ressalta o secretário-geral.

Campanha Salarial 2024

A menos de dois meses da data base dos metalúrgicos do estado de São Paulo, os sindicatos ligados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) estão em fase de negociação com os grupos patronais. Na base do SMetal, os grupos 3, 2 e 8 são os mais presentes.

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

Segundo o Dieese, entre setembro de 2023 e junho de 2024, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou em 3,58%. As principais variações são em alimentação e bebidas (6,01%), educação (5,96%) e saúde (4,32%), afetando diretamente o bolso do trabalhador.

“Por isso, a reivindicação da categoria é que os aumentos salariais sejam acima do INPC acumulado até agosto deste ano, para que se recupere o poder de compra perdido ao longo do ano e que se possa mitigar a inflação dos próximos meses. Nós não vamos abrir mão do aumento real nos salários, mas também queremos sair dessa negociação com garantias sociais para a categoria”, finaliza Silvio.

Campanha Salarial Economia empresas negociação Reunião