Nesta terça-feira, 25, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu representantes da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, a Fundacentro. Participaram da reunião o presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de administração e finanças, Tiago Almeida do Nascimento. Pela Fundacentro, o presidente Pedro Tourinho e Rafael Monico, assessor especial, estiveram no encontro.
O tema da saúde e segurança da classe trabalhadora foi a principal pauta da reunião. De acordo com informações dos diretores do Sindicato, a Fundacentro deve disponibilizar um curso on-line para capacitar e qualificar os trabalhadores na temática discutida durante a reunião. Além desse tópico, as lideranças também debateram sobre os atuais números de acidentes de trabalho no país e sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Leandro Soares, presidente da entidade, avalia a agenda como positiva. “O SMetal não tem medido esforços quando o assunto é trazer para os trabalhadores formação e qualificação. Avaliamos esse estreitamento de laços com a Fundacentro como fundamental para a capacitação diante de um assunto tão urgente que é saúde e segurança do trabalho”, disse.
A visita acontece na semana em que se celebra o Dia Nacional da Prevenção aos Acidentes de Trabalho (27 de julho), um marco importante de reflexão e luta sobre essa problemática que vítima milhares de trabalhadores no Brasil. Para jogar luz à questão, o SMetal lançou uma série chamada “Quando um acidente de trabalho atravessa a vida”, que pode ser vista clicando aqui.
Sobre o Fundacentro
A Fundacentro foi criada em 1966 e funciona como uma instituição voltada para estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho. A entidade dispõe de uma rede de laboratórios em segurança, higiene e saúde no trabalho, profissionais especializados, e uma biblioteca completa sobre o tema.
“Na conversa, também firmamos um acordo com a Fundacentro que será nossa parceiro do SMetal na semana de eventos sobre saúde, segurança, meio ambiente e combate ao assédio no local de trabalho que deve ser realizada em setembro pelo Sindicato dos Metalúrgicos”, comentou Tiago Almeida do Nascimento.