O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizará, entre os dias 4 e 17, uma série de atividades em especial ao Mês da Consciência Negra. A programação inclui a 4ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”, além de apresentações culturais e musicais no Clube dos Metalúrgicos.
A iniciativa é promovida pelo Coletivo Racial do SMetal, coordenado pelo dirigente sindical Everton da Silva Souza. As atividades iniciam neste sábado, 4, com apresentação do Grupo de Capoeira Emboscada, do Mestre Baianinho, no Clube dos Metalúrgicos. Já no dia 11, será a vez do Pura Criatividade se apresentar e, no dia 12, do Pagode do Diguinho. Os shows acontecerão a partir das 14h.
No dia 17, a sede do SMetal será palco da 4ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”, com muita música, manifestações culturais, feira de empreendedores e barracas de comida. A edição tem a presença confirmada de Visão Marginal, Laysla Lady, Sonoros, MC Nyang, Influência do Samba, Grupo Pura Criatividade, Projeto Semente do Samba e Marcelo Silva.
“Esse é o quarto ano em que estaremos, juntos e juntas, para celebrar nossa cultura preta. É importante destacar que nossa luta é diária por mais igualdade em todos os espaços na sociedade, contra o racismo e o genocídio da população negra”, afirma Everton.
A programação encerra no dia 18, com apresentação do Guaiamum Capoeira, também no Clube dos Metalúrgicos.
A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Natal Sem Fome, por meio do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
Programação
No Clube dos Metalúrgicos (Av. Victor Andrew, 4.100 – Éden)
4/11: Grupo de Capoeira Emboscada, , a partir das 14h
11/11: Pura Criatividade, a partir das 14h
12/11: Pagode do Diguinho, a partir das 14h
Na sede do SMetal (Rua Julio Hanser, 130 – Próximo a rodoviária de Sorocaba)
17/11: 4ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”, a partir das 16h