Busca
Educação

SMetal realiza palestra em escola estadual de Sorocaba

A atividade teve como objetivo ilustrar os conteúdos estudados pelos alunos de Sociologia, abordando aspectos do mundo do trabalho

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

Os profissionais da educação que quiserem convidar o SMetal para realizar palestras em escolas ou universidades, podem entrar em contato por meio do telefone (15) 997149534.

Na quinta-feira, 19, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram uma palestra para uma turma de cerca de 50 estudantes na Escola Estadual Roque Conceição Martins, localizada no Jardim Guadalupe.

A atividade teve como objetivo ilustrar os conteúdos estudados pelos alunos de Sociologia, abordando aspectos do mundo do trabalho, servindo como exercício de fixação e reflexão acerca da metalurgia em Sorocaba e a inserção do jovem no mercado de trabalho.

O dirigente do SMetal, Everton Souza, conta que durante a palestra falaram sobre esses temas, com o objetivo de aproximar o Sindicato dos jovens, que são futuros trabalhadores. Além disso, abordaram as injustiças que os trabalhadores negros sofrem em seu dia a dia.

Além de Everton, trabalhador da Clarios, o dirigente Marcelo da Silva, da Toyota, também participou da atividade. Ambos fazem parte do Coletivo Racial do SMetal.

“Enquanto Sindicato Cidadão, é muito importante que estejamos próximos desses jovens, dialogando sobre os desafios do mundo do trabalho que eles vão enfrentar no próximo período e apresentando o SMetal como um instrumento de luta dos metalúrgicos”, afirma o dirigente. “Sabemos das dificuldades que as pessoas da periferia têm em ter acesso à capacitação e o desenvolvimento social”, completa.

A professora de arte e sociologia, Laís Alexandre, que organizou a atividade, conta que o SMetal está sempre disponível para contribuir com as discussões acerca da educação.

“Atividades como esta oportunizam aos estudantes novos olhares sobre os assuntos debatidos em sala de aula. É de extrema importância que a escola seja um ambiente que propicia os mais diversos discursos e demandas emergentes da nossa sociedade, a fim de refletirmos sobre qual o nosso papel enquanto cidadãos”, diz a professora.

Os profissionais da educação que quiserem convidar o SMetal para realizar palestras em escolas ou universidades, podem entrar em contato por meio do telefone (15) 997149534.

Confira a galeria de fotos

SMetal realiza palestra em escola estadual
Mattheus Da Silva/Imprensa SMetal
tags
Educação Escola Estadual mundo do trabalho palestra Periferia questão racial Racismo Sindicato Cidadão
VEJA
TAMBÉM