Em assembleias realizadas entre a terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou um diálogo com os trabalhadores da Clarios sobre o fechamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR), referente a 2024.
Se somados o prêmio básico e o acelerador estabelecidos no acordo, os trabalhadores atingiram 96% das metas estabelecidas. Isso significa que a segunda parcela do benefício será paga proporcionalmente a este índice.
O diretor executivo do SMetal, responsável pelas negociações com a fábrica, Antônio Welber Filho (Bizu), lembra que o PPR é um benefício que não é garantido por lei e depende de negociação sindical.
“Temos muitos desafios pela frente, no sentido de melhorar o PPR para os próximos anos. Com a categoria unida e fortalecendo o Sindicato, tenho certeza que vamos garantir mais este avanço”, afirma o diretor.
O acordo foi negociado entre o SMetal, por meio do Comitê Sindical de Empresa (CSE), e a fábrica, com a participação de trabalhadores do setor administrativo da empresa, representado por José Luiz Coutinho; do setor de chumbo, representado por Elessandro Maciel; pela linha de montagem, representada por Wellington Guarda; pelo setor de moto, representado por Jean Gustavo e pelo setor de plástico, representado por Paulo Augusto e Ives Evangelista.
Além de Bizu, o CSE Clarios é composto por Agnaldo José Bastos (Huga), Elessandro da Silva Souza Maciel (Neguinho), Everton da Silva Souza (Beiço) e Joel Américo de Oliveira, que são responsáveis por garantir as negociações entre Sindicato e empresa.