Negociação

SMetal realiza assembleia informativa sobre o PPR com trabalhadores da Flash Engenharia

Após pressão, a empresa aceita negociar critérios e metas para implementar o Programa para 2025

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A pauta foi protocolada no início de outubro, e desde fevereiro os trabalhadores e o SMetal vinham discutindo a questão do PPR.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou uma assembleia na manhã desta quinta-feira, 10, para discutir o andamento das negociações sobre o Programa de Participação nos Resultados (PPR) dos trabalhadores da Flash Engenharia, referente ao ano de 2025.

Alessandro Marcelo Nunes, o Marcelinho, dirigente sindical responsável pelas negociações na empresa, explicou durante a reunião a necessidade de continuar as discussões sobre o PPR, ressaltando a importância do acordo para a categoria.

“A empresa informou que não poderia garantir o pagamento da primeira parcela do PPR até março de 2025 devido à falta de pedidos formalizados para o próximo ano. Contudo, conseguimos assegurar que a primeira parcela será paga integralmente em 2025″, afirmou o dirigente.

Os trabalhadores mobilizados garantiram que essa primeira parcela, equivalente a 50% do PPR, será paga sem a necessidade de atingir metas ou indicadores de desempenho. A expectativa é que o pagamento ocorra em 2025.

Além disso, os representantes Flash Engenharia se comprometeram a iniciar as negociações sobre as metas e critérios de desempenho para as próximas parcelas do PPR. Um plano detalhado deverá ser elaborado até o final de dezembro de 2024, contendo indicadores e as datas de pagamento.

Mobilizações por direitos

Na semana anterior, os metalúrgicos da Flash Engenharia já haviam aprovado o indicativo de greve, estabelecendo um prazo para que a empresa apresentasse uma proposta concreta.

De acordo com Marcelinho, as mobilizações têm sido fundamentais para garantir os direitos e benefícios da categoria. “Isso reforça a importância da organização no local de trabalho e da luta sindical para avançar nas condições de trabalho dos metalúrgicos”, concluiu.

Saiba mais: Trabalhadores da Flash Engenharia aprovam comunicado de greve

Ainda é necessário conquistar

Atualmente, a empresa adota um acordo de Banco de Horas individual, sem a presença do Sindicato nas negociações. No entanto, o SMetal já procurou a Flash para iniciar as tratativas e transformar esse acordo individual em um acordo coletivo, que contemple todos os trabalhadores com critérios negociados junto ao Sindicato e melhorias nas condições atuais.

A intenção é que a partir de janeiro de 2025, o acordo de Banco de Horas passe a ser coletivo, garantindo mais transparência e benefícios para os trabalhadores. “Sabemos que a empresa depende do Banco de Horas para evitar demissões em períodos de baixa demanda, mas é fundamental que o Sindicato participe ativamente das negociações para assegurar condições mais justas e equilibradas para todos”, afirmou Marcelinho.

Veja as fotos da assembleia

Foguinho/Imprensa SMetal
acordo Flash engenharia negociação PPR