Busca
Busca
Reivindicações

SMetal realiza assembleia informativa com os metalúrgicos da Iperfor

Pautas como melhoria no convênio médico, antecipação da data de pagamento do vale alimentação e desconto irregular na antecipação do salário foram tratadas na assembleia que aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, em Iperó

Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores da Iperfor aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30

Assembleia com os trabalhadores da Iperfor aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30

Para esclarecer o andamento de algumas reivindicações dos funcionários, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), esteve na empresa Iperfor, em Iperó, nesta quarta-feira, dia 30, conversando com os trabalhadores. Entre as reclamações que estão sendo cobradas melhorias está o convênio médico e a antecipação da data de pagamento do vale alimentação.

Além disso, Verdinho contou que o SMetal vai pautar a empresa para buscar informações sobre um valor que é pago para parte dos trabalhadores como ajuda no transporte. “Queremos entender se há realmente esse benefício e, se sim, quais são os critérios para o recebimento do valor. Não podemos dividir os trabalhadores, se há essa ajuda de transporte, deve ser paga para todos os trabalhadores”, enfatiza.

Verdinho criticou ainda o desconto irregular na antecipação dos salários (conhecido como vale), que foi realizado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa recentemente, de forma arbitrária. “A nossa Convenção Coletiva deixa claro que o trabalhador tem direito à 40% de adiantamento. Com isso, se houver algum desconto para ser cobrado, deve ser feito do salário, nunca no vale”.

Segundo ele, assim que soube da irregularidade, o Sindicato entrou em contato com a empresa para que o valor fosse devolvido ao trabalhador. “Buscamos sempre resolver os impasses com diálogo e esperamos o mesmo por parte da empresa. Mas, caso seja necessário, também estamos dispostos a ir até a porta da fábrica para cobrar que os direitos dos metalúrgicos sejam respeitados”, assegura.

Sobre as demais pautas, Verdinho informou que irá se reunir com os representantes da empresa para buscar as melhorias. A Iperfor tem cerca de 100 trabalhadores e é especializada em forjaria e fundição de aço.

tags
Antecipação assembleia desconto informativa iperfor Iperó pauta reivindicação salário transporte vale Verdinho
VEJA
TAMBÉM