VOTE!

SMetal realiza assembleia geral nos dias 28, 29 e 30 de agosto

A opinião do metalúrgico e da metalúrgica irá construir os termos para o reajuste salarial e cláusulas sociais; participe por meio de plataforma eletrônica ou presencialmente, às 18h da sexta, 30, na sede do SMetal

Caroline Queiróz Tomaz (Imprensa SMetal)

Analisar as propostas das bancadas patronais sobre reajuste salarial e cláusulas sociais; autorizar a diretoria a celebrar acordos e, se necessário, convocar greve em caso de recusa das propostas. Esses são dois, dos seis pontos, que serão votados pelos metalúrgicos sócios ou não, em Assembleia Geral realizada pelo SMetal nos dias 28, 29 e 30 de agosto de forma híbrida.

Nesses dias os trabalhadores votam no site do Sindicato das 9h às 17h. Já na sexta-feira, além do site, às 18h, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação, os trabalhadores poderão comparecer à sede do Sindicato dos Metalúrgicos e participar – presencialmente – da assembleia. O SMetal está localizado na rua Júlio Hanser, 140, em Sorocaba.

“Toda decisão que a diretoria deste Sindicato toma é baseada na vontade dos trabalhadores. A assembleia é a ferramenta que vai nos permitir entender o que querem os metalúrgicos em mais uma Campanha Salarial. Lembramos, de antemão, que iremos em busca de um reajuste salarial digno”, enfatiza Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal.

Como votar pelo site?

Para participar da votação online basta entrar no Portal SMetal em www.smetal.org.br e ao clicar no banner da assembleia, você será redirecionado para um espaço em que deve preencher algumas informações pessoais antes de decidir sobre os tópicos da assembleia.

O SMetal recorda que todas as informações são privadas e não serão compartilhadas. Para saber todos os temas que estarão disponíveis para votação, veja o edital da assembleia na página 2 desta edição da Folha Metalúrgica.

Campanha Salarial

Desde fevereiro, as entidades sindicais têm feito inúmeras agendas para debater com os empresários sobre o assunto. A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-SP) aponta que, desde o começo do ano, foram realizadas mais de 20 reuniões com os empresários.
Agora é a fase em que os sindicatos filiados à FEM/CUT-SP realizam assembleias em todo o estado, para que os trabalhadores votem as propostas.

“Da parte dos dirigentes e lideranças a mobilização tem sido ferrenha. Estamos pressionando, nesta semana com diversas assembleias em todo o estado. É a voz dos trabalhadores que deve prevalecer para que nossa Campanha seja vitoriosa”, comenta o presidente da Federação, Erick Silva.

Para ele, é preciso mobilizar por ganhos na perspectiva econômica e, também, avanços nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) que garantem direitos sociais importantes.

“Data-base é um termo que fala sobre limites. Se fosse para a melhoria dos salários sair com dois ou três meses de distância do dia 1º de setembro, não teríamos todo o trabalho de mobilização e reuniões desde o início do ano. Estamos cumprindo com o nosso papel aqui e demandamos que os empresários tenham o mesmo respeito”

Leandro Soares
Presidente do SMetal

O cenário econômico brasileiro demonstra condições e para que os trabalhadores tenham ganhos reais. Relembre:

• Mais de 86% dos metalúrgicos no Brasil já receberam reajustes com aumento real
  • A produção da indústria de transformação brasileira cresceu 4,5% entre maio e junho de 2024 (IBGE)
  • A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) projeta crescimento no PIB da indústria de transformação, que deve crescer cerca de 1,5% em 2024 (FIESP)
  • Em março, o Brasil registrou uma taxa de desemprego de 7,9%, o nível mais baixo para essa época do ano desde 2014 (Caged)
  • Entre janeiro e abril de 2024 foram criados cerca de 958,4 mil novas vagas de emprego formal (Caged)

Por que aumento real?

Você sabia que, durante uma negociação de Campanha Salarial, se o reajuste aplicado aos salários não incluir um aumento real, ele apenas repõe o poder de compra já perdido?
Isso acontece porque a reposição se limita à correção dos salários pela inflação acumulada nos últimos 12 meses.

EXEMPLO

A inflação acumulada na Campanha Salarial de 2023, referente a setembro de 2022 e agosto de 2023, foi de 4,06%. Logo, se o reajuste salarial tivesse sido somente de 4,06%, não haveria aumento real, apenas reposição inflacionária, e, já no mês seguinte, o trabalhador começaria a ver seu poder de compra corroído pela nova inflação.

Faltando poucos dias para o fechamento da inflação acumulada deste ano, o INPC já registra um acúmulo de 3,85% entre setembro de 2023 e julho de 2024. É por isso que os dirigentes do SMetal batalham nas mesas de negociação pela garantia do aumento real, visando diminuir os impactos da inflação passada e blindar os salários da inflação futura que pode afetar o bolso do trabalhador!

assembleia geral Campanha Salarial