Busca
Pressão

SMetal realiza assembleia de mobilização por reajuste nos salários na Omega

O SMetal deve enviar um documento convocando a empresa para uma reunião presencial para garantir o reajuste nos salários dos trabalhadores

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

As principais reivindicações dos metalúrgicos nesta campanha são o aumento real, acima da inflação, que ficou em 4,06%, e a renovação das cláusulas sociais.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou, na manhã desta terça-feira, 19, uma assembleia de mobilização para a Campanha Salarial junto aos trabalhadores da Omega, que presta serviço para a E-Metal.

Após mais de seis meses da data base da categoria, em 1º de setembro, nem o Grupo 8, que representa as empresas nas negociações coletivas, nem as fábricas, garantiram o reajuste salarial dos trabalhadores. 

O dirigente responsável pelas negociações, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), conta que está há mais de 30 dias em diálogo e que é a primeira vez que negocia com as empresas.

“Os trabalhadores estão ansiosos pelo reajuste, nos cobrando pela negociação e sabemos que, sem pressão e mobilização dos trabalhadores, não tem avanço nos direitos, nem conquista de benefícios”, destaca Marcelinho.

Ele explica que o jurídico do SMetal deve enviar um documento convocando a empresa para uma reunião presencial, para dialogar sobre a negociação do reajuste nos salários e a renovação das cláusulas sociais, que constam na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Campanha salarial

Nesta Campanha, os sindicatos patronais não apresentaram propostas que contemplassem a categoria junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP). Diante dessa situação, os dirigentes do SMetal têm procurado as empresas para negociar individualmente e seguem trabalhando para que os metalúrgicos tenham seus reajustes.

As principais reivindicações dos metalúrgicos nesta campanha são o aumento real, acima da inflação, que ficou em 4,06%, e a renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) através dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs).

Saiba mais: Debate sobre a Campanha Salarial 2024 começou. 

Confira a galeria de fotos

Omega: Assembleia de mobilização – Campanha Salarial
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
assembleia Campanha Salarial E-metal mobilização Omega participação Pressão
VEJA
TAMBÉM