Após receber denúncia no Portal SMetal, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na White Martins, em Sorocaba, nesta sexta-feira, dia 8, para conversar com trabalhadores sobre a situação das negociações com a empresa.
A unidade da multinacional foi inaugurada em Sorocaba no ano de 2019 e não registrou vínculo com o Sindicato. Por isso, nesta semana, o SMetal protocolou uma pauta de enquadramento sindical na fábrica.
Segundo o dirigente do Sindicato Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a atividade principal da multinacional é a fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central – ou seja, metalúrgica.
“O enquadramento sindical se dá pela atividade preponderante da empresa e o sindicato que representará os trabalhadores é aquele cuja base territorial está instalada. Por isso, as negociações dessa unidade da White Martins devem ocorrer por meio do SMetal Sorocaba”, enfatiza.
E completa: “Agora, queremos sentar com os trabalhadores, entender quais as suas principais dificuldades e reivindicações e iniciar o quanto antes as negociações com a empresa. E vamos começar pela Campanha Salarial deste ano”.
A unidade Sorocaba da White Martins fica no bairro Iporanga e, segundo informações dos trabalhadores, possui mais de 120 funcionários.