Busca
Busca
VEM AÍ

SMetal promove 1ª Feira Literária com atrações imperdíveis em outubro

Com a presença de editoras nacionais, programação inclui palestras de Jessé de Souza, Camilo Vannucchi, Jaqueline Lima Santos e Sérgio Amadeu

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Tema da primeira edição do evento é “Ler para conhecer, conhecer para transformar”

Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, das 9h às 22h, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) será palco da 1ª edição da Feira Literária do SMetal (FLIS), um evento inédito e gratuito que reúne grandes nomes da literatura nacional. Com o tema “Ler para conhecer, conhecer para transformar”, a programação inclui venda de livros, intervenções culturais, palestras e rodas de conversa, além de tendas de alimentação e de artesanato, com artistas e artesãos.

Entre as editoras confirmadas estão Cia das Letras, Boitempo, Geração Editorial, Expressão Popular e Record, além dos selos editoriais LP&M, Zahar e Brinque-Book. autores e autoras do Clube de Escrita e da Feira do Livro e dos Autores Sorocabanos (Flaus) e do movimento Atreva-se também estarão presentes.

“Enquanto Sindicato Cidadão, queremos também garantir o acesso da população à arte e literatura por meio de iniciativas como a Feira Literária do SMetal. Estamos muito animados para receber todos e todas em outubro”, afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Programação

A abertura oficial do evento, no dia 28, terá a participação do sociólogo Jessé de Souza, autor de obras como “Brasil dos Humilhados”, “A elite do atraso” e “Radiografia do Golpe”. O primeiro dia do evento também terá a presença do jornalista e escritor Camilo Vannucchi, autor do livro “Eu só disse o meu nome”, previsto para ser lançado ainda neste ano. A obra é uma biografia do estudante sorocabano Alexandre Vannucchi Leme, assassinado pela ditadura militar em 1973.

Já o combate ao genocídio negro será tema da palestra da doutora em antropologia, Jaqueline Lima Santos, consultora de Geledés Instituto da Mulher Negra e coordenadora da coleção Hip-hop em Perspectiva, da Editora Perspectiva.

No segundo dia, a Feira Literária terá uma palestra do sociólogo e divulgador da inclusão digital, Sérgio Amadeu, com o tema “Big Techs e IA: uma nova colonização”. Ele é autor de vários livros, incluindo “Democracia e os códigos invisíveis, Colonialismo de Dados e Software Livre”, e coordena o Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre/UFABC), de São Bernardo do Campo.

No período da tarde, o Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas) terá uma roda de conversa com o tema “Comunidades terapêuticas e a reinvenção dos manicômios – desafios atuais”. A programação do dia terá, ainda, uma oficina sobre mulheres e as escritas de si, das pesquisadoras do Mulheres e Luta, projeto do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (Negds), da UFSCar.

O evento contará, também, com uma escultura exclusiva que está sendo produzida pelo artista plástico Jefferson Trocato.

A sede do SMetal está localizada na rua Júlio Hanser, 140, próximo a rodoviária de Sorocaba. Mais informações no e-mail [email protected].

tags
Camilo Vannucchi Feira Literária do SMetal flamas Jaqueline Lima Santos Jessé de Souza Leandro Soares negds Sérgio Amadeu
VEJA
TAMBÉM