Busca
Busca
Sorocaba

SMetal participa de reunião com direção da Toyota Brasil e América Latina

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, 22, na sede do Sindicato; o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, e Masahiro Inouce, CEO para América Latina e Caribe falaram das perspectivas para o setor automobilístico  

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
O encontro aconteceu na sede do SMetal e abordou as perspectivas e o futuro do setor automobilístico no Brasil e no mundo

O encontro aconteceu na sede do SMetal e abordou as perspectivas e o futuro do setor automobilístico no Brasil e no mundo

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) se reuniu nesta quarta-feira, 22, com o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, e com Masahiro Inouce, CEO da montadora para a América Latina e Caribe. O encontro abordou as perspectivas e o futuro do setor automobilístico no Brasil e no mundo, além das mudanças que a empresa passa atualmente.

Do SMetal participaram Leandro Soares (presidente); Valdeci Henrique da Silva (vice-presidente), Silvio Ferreira (secretário geral e responsável pelas negociações a com a montadora), Izidio de Brito (secretário de organização), e os membros do Comitê Sindical da Toyota, Robson Lopes dos Passos, Anderson Andrade Silva, Eduardo Mascarenhas, Evandro da Silva Shimote, Marcelo José da Silva e Márcio de Jesus Ribeiro.

Para Leandro, a reunião foi muito importante e produtiva. “O SMetal é uma entidade propositiva, que sempre busca caminhos para investimentos e ampliação da indústria em Sorocaba e região. Isso faz com que os empregos sejam mantidos e novos postos de trabalho venham a ser criados. É fundamental estarmos nesses debates e contribuir com o desenvolvimento local, sem deixar de lado a luta pelos direitos dos metalúrgicos”.

Ele também destaca que é preciso políticas públicas para o fortalecimento da indústria. “O Brasil tem todas as condições de ter um setor industrial forte e competitivo, como já foi no passado. Para isso, é importante também debater medidas econômicas e políticas públicas que garantam esse fortalecimento, especialmente no Estado de São Paulo, que abriga grandes empresas. Dessa maneira, continuaremos mantendo os empregos existentes e ampliando cada vez mais as ofertas de trabalho”.

Luta Sindical

Em 2019, depois que a crise na Argentina foi responsável pelo fim do terceiro turno na Toyota, a direção do SMetal buscou junto à montadora por investimentos que trouxessem os empregos de volta.

Através do empenho dos sindicalistas, a montadora japonesa investiu mais de R$ 1 bilhão e implantou a plataforma global da empresa na planta de Sorocaba. Com isso, o terceiro turno voltou a ser realizado e mais de 500 empregos diretos foram gerados.

“Isso mostra nosso trabalho sério em prol do desenvolvimento industrial na cidade e impacta diretamente na economia, com empregos com salários condizentes e com os direitos garantidos”, enfatiza Silvio Ferreira.

A unidade da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e já produziu mais de 1 milhão de veículos. Atualmente, cerca de 3,5 mil trabalhadores são responsáveis pela fabricação dos modelos Etios, Yaris e o Corolla Cross.

tags
automobilístico Automóvel Brasil CEO dirigente montadora Reunião sindicato SMETAL Sorocaba toyota
VEJA
TAMBÉM