O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participou de uma ação de doação de álcool em gel e máscaras nesta quarta-feira, 23. Os produtos foram entregues na Santa Casa de Sorocaba, no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e, por fim, na Favela Santa Rosa com participação da Cufa Sorocaba.
Os produtos de higiene e proteção são produzidos e manuseados por 11 alunos do projeto “UFSCar em ação”, que tem mediação da professora do Departamento de Biologia, Mônica Jones, e já realizou a distribuição de mais de quatro mil frascos. Ao todo, foram 300 litros destinados para as instituições e à Santa Rosa, na Zona Norte de Sorocaba.
O SMetal auxiliou na logística e entrega dos materiais. O presidente, Leandro Soares, comentou sobre a importância da ação. “Passamos a tarde realizando as entregas com os estudantes da UFScar, representantes do Levante Popular da Juventude e os companheiros do SMetal. Esse tipo de ação reafirma nosso posicionamento enquanto Sindicato Cidadão”, disse.
Para o Banco de Alimentos foram destinados 100 litros de álcool em gel que irão atender ao projeto Luar, localizado no Jardim Novo Mundo e atendido pelo BAS. Na Santa Casa de Sorocaba, a quantidade doada foi mesma e, na Favela Santa Rosa, foram 200 litros de álcool em gel e 150 máscaras do modelo pff2, o mais seguro e recomendado pelas autoridades de saúde.
Para o secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, o poder público falha em atender as demandas da sociedade quanto a contenção do contágio pelo coronavírus. “Em Sorocaba temos uma administração pública que não prioriza medidas eficazes para conter a pandemia, mas, sim, investe em placebos. Os estudantes da UFscar mostram que a educação pública merece mais investimentos e reconhecimento por parte da sociedade”, ressaltou.
O projeto “UFSCar em ação” precisa de ajuda para continuar a produzir os materiais. No momento, a ação precisa de frascos para comportar o álcool em gel. Doações em álcool também são bem-vindas.