Investimentos

SMetal participa de anúncio de investimentos de R$500 milhões na JCB

Com o anúncio, a empresa deve duplicar as produções na fábrica até 2030; Estiveram presentes o presidente e secretário-geral do SMetal

Amanda Monteiro / Imprensa SMetal

O anúncio aconteceu nesta sexta-feira, 14, e tem como principal objetivo a duplicação da capacidade de produção da fábrica até o ano de 2030.

Na tarde desta sexta-feira, dia 14, a JCB, fabricante britânica de equipamentos para construção, anunciou um investimento de R$500 milhões em sua unidade localizada em Sorocaba. O evento, realizado nas instalações da empresa, contou com a presença de Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e o secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira.

O investimento, conforme detalhado pelos executivos da JCB, tem como principal objetivo a duplicação da capacidade de produção da fábrica até o ano de 2030. Essa expansão é parte de uma estratégia mais ampla para atender à crescente demanda por máquinas e equipamentos no mercado latino-americano.

Mais de 70% do valor anunciado deve ser destinado ao desenvolvimento e modernização da planta em Sorocaba, que por sinal, é a única da América Latina.

Segundo Leandro Soares, presidente do SMetal, é muito importante o sindicato estar presente e representar toda uma categoria em novos anúncios de investimentos, garantindo com que as condições de trabalho sejam justas para os trabalhadores e trabalhadoras.

“Ficamos contentes com os anúncios de investimento em nossa região. O nosso sindicato se demonstra permanentemente interessado nessas discussões, participando desses debates para que construções, ampliações e investimentos sejam benéficos gerando mais novos postos de trabalhos para a categoria metalúrgica da nossa base”, diz o presidente.

Deste mesmo modo, o secretário-geral, Silvio Ferreira, destacou a relevância do anúncio para os trabalhadores, enfatizando a geração de novos empregos.

“Com a duplicação da produção, esperamos ver não apenas mais oportunidades de emprego, mas também uma valorização das condições de trabalho e dos direitos dos trabalhadores. Estamos falando de uma categoria de 47 mil metalúrgicos, é necessário assegurar os interesses das partes”, declarou o secretário.
Leandro ainda reforça que a participação do SMetal no anúncio sublinha o papel fundamental dos sindicatos na promoção de um ambiente de trabalho justo e equilibrado, no qual o crescimento econômico anda de mãos dadas com a valorização dos trabalhadores.

Além do presidente e secretário-geral, Francisco Ferreira, também faz parte da mesa de negociações na JCB, também esteve presente.

PPR é conquista recente dos trabalhadores

Em assembleia realizada na última sexta-feira, 7, os metalúrgicos e metalúrgicas da JCB garantiram um aumento significativo no Programa de Participação nos Resultados (PPR) para o ano de 2024. O novo acordo, que foi negociado pelo SMetal, prevê um aumento de 12,74% em relação ao ano anterior.

Saiba mais sobre a assembleia aqui.

anuncio Investimentos jcb