Sindicato atuante

SMetal negocia com 100% das fábricas de Araçariguama

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O SMetal realizou assembleias na Metalex nesta terça-feira, 28.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), pela primeira vez, negocia com 100% das fábricas metalúrgicas de Araçariguama.

No total, são 17 fábricas na cidade: Gerdau, Flash Carrocerias, Metalex, Aluzinco, Aludros, Metalur, Junior Flex, MMB Moxba, Flatele, IFFA, TWT, Neosteel, Vicfer, Saboó, Invel, Promat.

Um dos responsáveis pelas negociações com as empresas da cidade, Wagner Bueno (Sorveteiro), explica que, agora, o principal desafio é desenvolver a organização dos trabalhadores no local de trabalho, por meio da construção de Comitês Sindicais de Empresa (CSE).

“O CSE é uma ferramenta importante para acompanharmos o dia a dia da categoria e sabermos quais são as principais demandas, que serão pauta de negociação entre o SMetal e as empresas”, afirma o dirigente.

Segundo um levantamento realizado pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), conforme dados do CAGED de março de 2024, 92,90% dos trabalhadores da base do SMetal em Araçariguama foram contemplados com negociações de Campanha Salarial em 2023, recebendo um reajuste médio de 6,14%.

Acordo na Metalex

Com a aprovação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2024 na Metalex, nesta terça-feira, 28, toda a categoria da região é beneficiada pela atuação sindical do SMetal.

O benefício será pago em duas parcelas: a primeira nos próximos meses, que será o equivalente aos salários recebidos e, a segunda, depende do atingimento das metas de produção estabelecidas no acordo.

Sorveteiro explica que, em breve, outras pautas dos trabalhadores da fábrica devem ser abordadas na mesa de negociação.

“Com a mobilização dos trabalhadores, conseguimos avançar em outros benefícios”, ressalta. Hoje, a empresa tem cerca de 90 associados ao SMetal.

Além de Sorveteiro, esteve presente na assembleia o diretor executivo Antônio Welber Filho (Bizu).

Confira a galeria de fotos

Metalex: metalúrgicos conquistam acordo de PPR
Foguinho/Imprensa SMetal
araçariguama metalex Negociações