É com muito pesar que a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informa o falecimento do sindicalista Luís Carlos Moral, aos 66 anos. Ele faleceu Guarujá neste sábado, 30, e causa não foi revelada pela família.
Moral, como era conhecido, participou das grandes lutas nos anos 70 e 80 junto com os metalúrgicos do ABC. Foi assessor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e da CUT/SP. Na década de 90, ele se especializou em eleições sindicais, tendo percorrido todo o país.
Izidio de Brito, secretário de organização do SMetal, lembra que Moral sempre foi um grande defensor dos trabalhadores. “Ele esteve sempre Brasil afora defendendo a CUT e, em especial, tinha um respeito muito grande pelos metalúrgicos de Sorocaba, para quem trabalhou em diversas eleições. Era muito respeitado pela sua dedicação e luta pela classe trabalhadora. Com certeza, é uma perda imensurável”.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, diz que Moral jamais será esquecido. “A perda do companheiro Moral traz uma tristeza sem tamanho e deixa um vazio no movimento sindical. Mas Moral é eterno, sua história nunca será esquecida. Ele foi um grande amigo e mestre. Dentro movimento sindical, o tinha como um verdadeiro pai. Só posso pedir que Deus conforte nossos corações e prestar minhas condolências para a família”.
Moral deixa esposa, quatro filhas e um neto.
O velório será a partir da 8h deste domingo, 31, e o sepultamento está marcado para às 13h30, no Cemitério da Consolação, que fica na Avenida Presidente Vargas 941/971, no bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá.