O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) foi um dos locais selecionados para exibição dos filmes do circuito da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.
No total, serão exibidas sete obras, entre ficção e documentário, nos dias 6, 13, 21 e 27 de novembro, sempre às 19h, no auditório do quarto andar, com entrada gratuita.
Inclusão social, esporte, direito da criança e do adolescente, direito da pessoa idosa e direito das mulheres são algumas temáticas dos filmes de curta, média e longa metragem.
Para cada exibição haverá convidados que atuam na sociedade em prol dos direitos humanos para debaterem o filme.
A primeira sessão será, dia 6, às 19h, com “Heróis” (documentário, 70min) que conta as trajetórias de superação e dos desportistas Rafaela Silva, judoca e a primeira atleta da delegação brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, do Popople Misenga, o congolês convidado a participar da delegação composta por refugiados e de Rogério Sampaio, também medalha de ouro no mesmo esporte durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992.
O convidado para o debate do dia 6/11 é o presidente da Associação Sorocaba Futebol de Amputados, Adilson Nunes de Souza (Dinho), à frente do time que conseguiu, neste mês, acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados.
Já no dia 13/11 a convidada é a advogada Emanuela Barros, presidente do Conselho Municipal da Mulher de Sorocaba.
O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, perto da rodoviária. A entrada é aberta ao público em geral e gratuita.
Mais sobre os filmes:
6/11: “Heróis” (Cavi Borges; Brasil, 2018; 70 min; documentário). Temática: Direitos Humanos e esporte
13/11: “À Espera” (Nivaldo Vasconcelos e Sonia André; Mocambique, 2016; 22 min; documentário). Temática: Direitos da criança e do adolescente/ Direitos das mulheres
“Nós” (Thiago Simas; Brasil, 2017; 6min; documentário). Temática: Direitos dos refugiados/ Imigração
21/11: “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones” (Rosana Cacciatore, Elias Noberto da Silva, Juana Morais, José Guntin Rodriguez, Maurício Nunes e Sandro Livramento; Brasil, 2081; 25min; documentário). Temática: Direitos das pessoas com deficiência/ Direitos Humanos.
“A Bicicleta do vovô” (Henrique Dantas; Brasil, 2012; 22 min; ficção).
“A câmera de João” (Tothi Cardoso; Brasil, 2017; 22min; ficção)
27/11: “A Rua é NÓIZ” (Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela; Brasil, 2018; 14 min; documentário). Temática: Direito à cultura/ Direito à educação/ Inclusão social