A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical da Gestamp realizaram assembleias nesta terça-feira, 9, em todos os turnos da sistemista, para informar sobre o andamento das negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023 e melhorias no convênio médico.
Conforme explicou o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, nas discussões mais recentes, a empresa apresentou ainda uma proposta de banco de horas, que está sendo avaliada pelo Sindicato e que será levada para deliberação dos trabalhadores da fábrica. “É um pedido da empresa, mas queremos ouvir dos funcionários qual a viabilidade de todas propostas negociadas até o momento e o que podemos apresentar como contrapartida caso seja implantada a flexibilização de jornada”, explicou.
Segundo Izídio, o objetivo do Sindicato e CSE é tratar das questões de maneira ágil, sem esticar muito as negociações. Porém, ambos têm se empenhado para chegar a uma proposta digna aos metalúrgicos. “Muitos trabalhadores têm a expectativa de receber a primeira parcela ainda em junho e sabemos disso. Mas temos aproveitado o momento das negociações para discutirmos também melhorias em alguns dos benefícios, como o convênio médico e a política salarial, que precisa urgentemente de mudanças”, enfatizou.
Sobre o PPR, os dirigentes informaram que a proposta inicial da empresa é de um acordo por dois anos e reforçaram que o Sindicato não assina acordo sem que seja aprovado pela maioria dos trabalhadores. De acordo com Izídio, foi solicitado à empresa que anexe as propostas negociadas até o momento no quadro de avisos para que os trabalhadores possam tomar ciência, analisar e, inclusive, sugerir melhorias.
O membro do CSE da Gestamp, Marcio Pires Prestes, mais uma vez, colocou os dirigentes à disposição dos trabalhadores para tirar dúvidas, fazer denúncias e apresentar reivindicações. “Fomos eleitos pelos trabalhadores para ouvir e dar encaminhamento às suas demandas. Por isso, pedimos que procurem os membros do CSE, estamos à disposição, para o que der e vier”, disse.
Além de Marcio, fazem parte do CSE da Gestamp os dirigentes Bruno Cesar Morais de Souza, Domingos Ramos da Silva e Luiz Carlos da Silva. Priscila dos Passos Silva, membro do Conselho da Direção Executiva do SMetal, também é funcionária da sistemista. A empresa atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima à planta da Toyota.