Busca
Busca
PPR e outras pautas

SMetal esclarece o andamento de negociações na Gestamp

Banco de horas, Programa de Participação nos Resultados, medidas de segurança e saúde no local de trabalho e política salarial foram as pautas específicas debatidas na assembleia realizada na última sexta-feira, dia 29

Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Durante a assembleia com os trabalhadores da Gestamp, Leandro Soares, presidente do SMetal, falou sobre os desafios da Campanha Salarial de 2022

Durante a assembleia com os trabalhadores da Gestamp, Leandro Soares, presidente do SMetal, falou sobre os desafios da Campanha Salarial de 2022

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical da Gestamp realizaram assembleias na fábrica, na última sexta-feira, dia 2, em todos os turnos, para prestar contas sobre as negociações que estão em andamento. Entre elas, o banco de horas, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022, medidas de segurança e saúde no local de trabalho e política salarial.

Sobre o PPR, o secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, explicou que as negociações das metas estão avançadas e, na última reunião, a entidade apresentou uma proposta de valor, que está sendo analisada pela empresa. “As metas seguem praticamente as mesmas do ano passado e estamos buscando a valorização acima da inflação, para garantir um aumento digno aos trabalhadores. O objetivo é apresentar uma proposta o mais rápido possível”, explicou.

Já o banco de horas foi solicitado pela empresa devido às recentes paradas realizadas na Toyota por falta de componentes, que afetam as sistemistas. Izídio e os membros do CSE informaram que estão negociando alguns critérios e que, assim que houver uma proposta formal, também será apresentada para deliberação dos trabalhadores.

“O nosso papel, enquanto representantes dos trabalhadores da categoria, é nos empenharmos para negociar os melhores acordos possíveis e na Gestamp não seria diferente. E é sempre importante reforçar que quem tem a palavra final, se aceitam ou não determinada proposta, são os metalúrgicos, por isso, qualquer novidade, voltaremos para a porta da fábrica apresentar e debater com todos e todas”, enfatizou Izidio.

Campanha Salarial 2022

Durante a assembleia, Leandro Soares, presidente do SMetal, falou sobre os desafios da Campanha Salarial de 2022. “Tende a ser uma das mais difíceis. Não temos uma política industrial no país e a economia não cresce, muito pelo contrário, a inflação cada vez mais alta e o desemprego aumentando. Esse cenário, juntamente com a falta de componentes nas montadoras do Estado, deve dificultar as negociações deste ano”, criticou.

Inclusive, nesta semana, tem assembleia híbrida (online e presencial) para deliberar sobre o tema, os eixos e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022. A votação pela internet começa às 8h desta quarta-feira, dia 4, e termina às 17h de sexta-feira, 6. O link será disponibilizado no Portal SMetal.

A assembleia presencial começa a partir das 18h de sexta-feira, 6, e será realizada na sede do Sindicato, que fica na rua Julio Hanser, 140, próxima à rodoviária de Sorocaba. Todos os trabalhadores da base do SMetal devem participar, seja associado ou não.

tags
assembleia CSE gestamp informativa plr Política PPR salarial saúde segurança sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM