Com o plenário da Câmara Municipal lotado, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região recebeu homenagens pelo aniversário de 60 anos, em sessão solene realizada, em conjunto com a Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, dia 28.
O vereador Izídio de Brito (PT), ex-presidente do Sindicato, e o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), foram os proponentes da solenidade.
Durante a sessão, foram lançados selo e carimbo alusivos à comemoração, com a presença de representantes dos Correios e do Clube Philatélico de Sorocaba.
Em seguida, foram entregues cartões especiais de “Sócio Ouro” para ex-dirigentes sindicais. Entre eles, Flávio Rangel de Souza, que foi diretor do Sindicato na gestão de Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, e José Carlos Pereira, o Peleguinho, que na tribuna ressaltou a história do Sindicato com destaque para lutas que constam na memória do sindicalismo brasileiro.
Uma placa comemorativa foi entregue ao presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, pelas mãos do deputado Hamilton e do vereador Izídio. Para o presidente da entidade, as comemorações desses primeiros 60 anos ressaltam a importância das lutas para a construção de uma entidade que é combativa e um instrumento da classe trabalhadora.
Trajetória
Presentes à sessão solene, diversos ex-dirigentes sindicais destacaram a importância do SMetal para a sociedade, desde sua criação há 60 anos.
O ex-tesoureiro do Sindicato (1992-1995) José Carlos Triniti Fernandes ressalta como a entidade, envolvida com as questões sociais, foi fundamental para sua formação política. Ele, que participou da gestão que criou o Sindicato Cidadão, acompanhou o envolvimento cada vez maior do Sindicato para melhorias que envolviam outros espaços, além da fábrica.
“Dessas lutas surge a necessidade da representatividade política. Foi um passo para minha entrada no Partido dos Trabalhadores”, conta.
A trajetória da entidade é referendada também pelo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, da CUT, Paulo Cayres, que destaca o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba como um dos pioneiros e mais atuantes da CUT.
“Temos orgulho desse Sindicato pertencer à nossa entidade, CNM/CUT, tendo em vista sua trajetória e tendo como referência a contribuição do Bolinha (ex-presidente da entidade, Wilson Fernando da Silva) que colaborou para o novo sindicalismo brasileiro.”