O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou nova assembleia junto aos trabalhadores da De Nora para dialogar sobre as negociações da Campanha Salarial de 2023. A De Nora aplicou aumento de 4,5%, que é abaixo do valor reivindicado pela categoria neste ano, de 6,14%.
Outra pauta abordada na assembleia foi a redução dos descontos dos vale-compras e transporte. É a segunda assembleia realizada pelo SMetal na fábrica sobre estes temas. Depois, a De Nora marcou uma reunião de negociação para a próxima quinta-feira, 23.
“Viemos hoje informar aos trabalhadores sobre as negociações da Campanha Salarial, depois de 20 dias da última assembleia que fizemos reivindicando aumento real. Provavelmente sairemos da reunião de amanhã com uma proposta para apresentar em assembleia nos próximos dias”, conta Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente do SMetal.
A De Nora tem cerca de 100 trabalhadores, fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica eletrodos e sistemas eletroquímicos.
Campanha Salarial 2023
Após quase três meses da data base da categoria, em 1º de setembro, os grupos patronais que representam as empresas metalúrgicas do estado de São Paulo não fizeram propostas que atendessem a demanda da categoria, que é de 2% de aumento real acima da inflação de 4,06%, totalizando 6,14%.
Diante dessa situação, os principais sindicatos ligados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) passaram a negociar por empresas.
A De Nora é representada pelo Grupo 2, que se negou a negociar qualquer tipo de demanda da categoria neste ano.
“Os trabalhadores da De Nora estão mobilizados para buscar esses direitos”, conta Marcelinho.