Trabalhadoras da Guzzi (nome fantasia Forusi), que fica no distrito industrial de Iperó, participaram de assembleia realizada pelo SMetal na manhã desta quarta-feira, dia 13, na qual foram abordados vários temas.
O vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho) informou que o reajuste da Campanha Salarial, de 3,8% será retroativo à data-base de 1º de Setembro. Já sobre o Programa de Participação nos Resultados (PPR) Verdinho pediu mobilização das trabalhadoras para pressionar a empresa a iniciar a negociação.
Outro ponto foi para esclarecer que, ao contrário do que representantes da empresa vem comentando, o acidente de trajeto continua sendo de responsabilidade da empresa, pois o que mudou com a Reforma Trabalhista é o fim da remuneração das horas in itinere (horas no itinerário ou na estrada). “Portanto, nada tem a ver com acidente de trajeto”.
Verdinho orienta para que os trabalhadores e as trabalhadoras procurarem o sindicato em caso de dúvidas trabalhistas.
Durante a assembleia, o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, explicou sobre a nova Medida Provisória (MP) do governo Bolsonaro, que institui o Programa Verde Amarelo para jovens de 18 a 29 anos, com menos direitos e além disso, traz retrocesso a outras garantias, como banco de horas e ainda taxa em 8% o seguro-desemprego.