Busca
Busca
Reforma trabalhistas

SMetal critica anúncio de aumento de jornada

A diretoria do SMetal critica duramente as medidas do governo golpista de Michel Temer (PMDB) que causam prejuízos diretos ao bolso e à vida do trabalhista

Imprensa SMetal
Foguinho/IMprensa SMetal
Para Leandro, em momento de crise, em vez de aumentar a jornada de trabalho, deveriam reduzi-la

Para Leandro, em momento de crise, em vez de aumentar a jornada de trabalho, deveriam reduzi-la

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) critica duramente as medidas do governo golpista de Michel Temer (PMDB) que causam prejuízos diretos ao bolso e à vida do trabalhador.

Como o anúncio recente do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que pretende aumentar a jornada de trabalho para 12 horas.

“Esses ataques aos direitos como ampliar a terceirização e aumentar a jornada de trabalho estão na contramão das conquistas do movimento sindical. Nossa luta é por redução de jornada sem redução de salário”, ressalta o secretário-geral do SMetal, Leandro Soares.

Para ele, neste momento de crise e de desemprego, em vez de se aumentar a jornada deveriam reduzi-la. Soares lembra que, conforme estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com a redução da jornada a indústria geraria mais de dois milhões de empregos.

Saiba mais

A formalização da jornada de 12 horas é a vontade expressa da equipe de Temer, anunciada em reunião com alguns sindicalistas no dia 8 de setembro.

Após diversas críticas dos movimentos sociais e sindicais, no dia 13, em evento de comemoração aos 50 anos do FGTS, o mesmo ministro negou o aumento de jornada e disse que as 44h semanais não serão alteradas.

Isso vai na contramão da luta sindical pela redução de jornada, sem redução de salários.

No texto da reforma trabalhista, que deve ser encaminhada em breve ao Congresso, também está a criação de dois novos modelos de contrato. Além do contrato que vigora de jornada, querem criar um modelo que inclui horas trabalhadas e produtividade. Isso deve aumentar ainda mais a pressão em cima do trabalhador e a precarização do trabalho.

tags
anuncio aumento critica jornada pmdb reforma trabalhistas SMETAL
VEJA
TAMBÉM