O Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) acionou a Gerência Regional do Trabalho e solicitou fiscalização na empresa White Martins depois que um trabalhador, de 29 anos, morreu em um acidente. Uma gôndola de tubulação caiu sobre ele no dia 20 de outubro. O jovem foi socorrido, mas não resistiu.
No mesmo dia, dirigentes do SMetal estiveram na empresa para acompanhar a situação. A direção do Sindicato ainda comunicou o acidente para o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Sorocaba (Cerest).
De acordo com Leandro Soares, presidente do SMetal, situações como essa não podem se repetir. “Lamentamos o que aconteceu e prestamos solidariedade à família, estamos à disposição para o que precisarem. Nossa diretoria vai continuar acompanhando o caso e vai cobrar da empresa medidas para evitar que outras tragédias como essa aconteçam. A segurança no local de trabalho é direito do trabalhador”, afirma.
SMetal cobrou enquadramento da empresa
No início do mês, após receber denúncia no Portal SMetal, a diretoria do Sindicato esteve na White Martins para conversar com trabalhadores sobre a situação das negociações com a empresa. A unidade da multinacional foi inaugurada em Sorocaba no ano de 2019 e não registrou vínculo com o Sindicato.
A partir da conversa com os trabalhadores, o SMetal protocolou uma pauta de enquadramento sindical na fábrica. Segundo o dirigente do Sindicato Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a atividade principal da multinacional é a fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central – ou seja, metalúrgica.
“O enquadramento sindical se dá pela atividade preponderante da empresa e o sindicato que representará os trabalhadores é aquele cuja base territorial está instalada. Por isso, as negociações dessa unidade da White Martins devem ocorrer por meio do SMetal Sorocaba”, enfatiza.
A unidade Sorocaba da White Martins fica no bairro Iporanga e, segundo informações dos trabalhadores, possui mais de 120 funcionários.
Denuncie irregularidades
Metalúrgicos e metalúrgicas podem denunciar qualquer tipo de irregularidade na empresa ao sindicato. As denúncias podem ser feitas na sede do SMetal, direto para o dirigente sindical da empresa em qual trabalha (CSE), no campo “Denuncie” no portal do sindicato ou pelos telefones: (15) 3334-5400; WhatsApp (15) 99714-9534.
O SMetal fica na Rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade, em Sorocaba.