A duplicação da Avenida Victor Andrew, na Zona Industrial de Sorocaba, que deve ser inaugurada em agosto, mês do aniversário da cidade, é tema de protestos e reivindicações do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) há pelo menos cinco anos.
No dia 7 de dezembro de 2010, dirigentes do SMetal e da subsede regional da CUT, interromperam o trânsito de um trecho da avenida por 90 minutos para chamar a atenção das autoridades a respeito dos constantes acidentes que aconteciam no local, que tinha pista simples de mão dupla.
De acordo com o vereador Izídio (PT), que na época do protesto era vice-presidente do SMetal, aconteciam em média dois acidentes de trânsito por mês na avenida, com registros de mortes e mutilações nos anos anteriores.
A avenida é um dos principais corredores viários daquela região industrial da cidade e atende as regiões do Éden, Alto da Boa Vista e diversos bairros da zona norte. Todos os dias, milhares de trabalhadores, especialmente metalúrgicos, que dezenas de empresas, trafegam por ela.
Desde 2010, Izídio vem realizando audiências públicas todos os anos, na Câmara Municipal, sobre problemas de infraestrutura em Sorocaba. A necessidade de duplicação e melhorias na Victor Andrew tem feito parte da pauta de todas as audiências.
Ainda de acordo com o vereador, moradores das imediações da avenida, especialmente do Jardim Azaléia, há anos têm participado das audiências públicas e de reuniões com secretários municipais para reivindicar a duplicação da avenida.
Início e interrupção
As obras de duplicação, hoje chamada de “revitalização”, foram iniciadas em 2012, no final do governo do prefeito Vitor Lippi (PSDB). Mas as máquinas ficaram pouco tempo no local. Logo depois da eleição daquele ano, na qual venceu o colega de partido de Lippi, Antônio Carlos Pannunzio, as obras foram interrompidas.
A duplicação foi retomada no final de março de 2014. Licitada em R$ 8.837.230,31, a previsão na época era de que as obras estivessem concluídas em oito meses. Ou seja, novembro de 2014. A nova data prevista pela Prefeitura agora é agosto de 2015.
Antes da retomada, em 2013, a paralisação das melhorias na avenida foi um dos temas investigados pela CPI das Obras paradas, presidida pelo vereador José Crespo (DEM).
Já no segundo semestre de 2014, após o anúncio da retomada das obras, o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, em reunião com o secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), Antonio Benedito Bueno Silveira, cobrou prazos de conclusão das obras, em virtude de acidentes envolvendo metalúrgicos que voltaram a acontecer na avenida.
Como estão as obras
Ao todo, a revitalização da avenida compreende 4,8 quilômetros de extensão, entre a Avenida Fernando Stecca e a Rua Bonifácio de Oliveira Cassú. Até esta terça-feira, dia 11, faltavam a conclusão de trechos de ciclovia e o paisagismo.
Na semana passada foram instalados semáforos na interseção da Avenida Victor Andrew com a Avenida General Motors, que dá acesso ao Parque Vitória Régia.