Várias entidades sindicais vão realizar ato na manhã desta quinta-feira, dia 27, contra as irregularidades identificadas na gestão administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba entre 2009 e 2013. Ontem, um relatório realizado pela empresa UHY – Moreira Auditoria, contratada pela Prefeitura, foi divulgado à imprensa e confirmou diversos abusos cometidos pelo provedor da Irmandade e por seus funcionários de confiança no período anterior à requisição da instituição pela administração municipal.
Entre as irregularidades citadas no documento estão perdas financeiras decorrentes de pagamentos indevidos para prestadores de serviços e fornecedores sem suporte contratual, comprovantes de serviços ou realização de licitação ou orçamentos. Ainda segundo o documento, algumas empresas que receberam pagamento sem realização de contratos são de propriedade de integrantes da diretoria da Irmandade.
O protesto
Na manifestação, devem estar presentes integrantes do Conselho Sindical Regional, do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde Sorocaba), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Smetal), e membros de outras entidades sindicais da região.
A concentração dos manifestantes terá início às 6h30 em frente ao hospital, localizado na avenida São Paulo. Depois disso, a previsão é de que, às 9h, todos sigam em carreata até a Câmara Municipal e Prefeitura Municipal para entregar ofício aos vereadores e ao prefeito exigindo apreciação das denúncias envolvendo a demissão de trabalhadores sem o pagamento das verbas rescisórias e práticas antissindicais por parte da Comissão Gestora. O documento também questiona a falta de medicamentos, equipamentos e o atendimento precário ao público.
A administração do hospital, por sua vez, exige que os sindicatos avisem com antecedência qualquer ato feito em suas dependências, para que passe por aprovação prévia da Comissão Gestora.