Eleições 2012

Sindicatos se unem para debater propostas para Sorocaba

Representantes de 15 sindicatos de Sorocaba reuniram-se, na manhã desta sexta-feira, 30, no Sindicato dos Metalúrgicos para debater novas perspectivas para a cidade. O PT foi o partido convidado

Foguinho/Imprensa SMetal
Encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos; lideranças prometem novas reuniões sobre propostas para Sorocaba

Representantes sindicais de quinze categorias de trabalhadores de Sorocaba reuniram-se, na manhã desta sexta-feira, dia 30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos para debater novas perspectivas de desenvolvimento para Sorocaba. O PT foi o partido convidado para apresentar suas propostas. A pré-candidata da sigla ao governo municipal, Iara Bernardi, foi a principal palestrante.

Iara afirmou que muitos dos problemas de Sorocaba, como carência de qualificação profissional, creches e atendimento à saúde, são resultados da falta de diálogo da prefeitura com as organizações sindicais e sociais.

“Podemos, sim, ter um modelo de governo voltado para o desenvolvimento sustentável, que leve em conta o meio ambiente, a igualdade de oportunidades, investimentos realmente necessários e não apenas estéticos, a infraestrutura em todos os bairros e a melhoria dos serviços públicos”, afirmou Iara.

“Precisamos de um governo para Sorocaba que não seja elitista e excludente como o atual e os anteriores”, completou o deputado estadual Hamilton Pereira, também presente ao encontro no Sindicato dos Metalúrgicos.

Participação popular
Sobre a importância da opinião dos sindicatos, a pré-candidata afirmou que “não dá para discutir temas para a cidade sem a participação das categorias profissionais e seus representantes. São os trabalhadores que atuam em cada área, como saúde, educação, indústria que sabem os problemas que enfrentam e podem apontar soluções”, afirmou.

José Carlos Triniti Fernandes, presidente do PT, disse que Sorocaba nunca teve, na história recente, um governo que “verdadeiramente” olhasse a cidade como um todo. “Há décadas a administração municipal está nas mãos do mesmo grupo elitista. Todos são ou já foram do PSDB”.

Ainda no encontro, cada sindicato teve espaço para falar da realidade de sua respectiva categoria profissional. Os sindicatos prometem realizar novas reuniões para discutir novas perspectivas para o desenvolvimento social e econômico de Sorocaba e da região.

O evento foi uma iniciativa do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva.

As organizações participantes foram:
Sindicato dos Metalúrgicos
Sindicato dos Papeleiros
Sindicato dos Rodoviários
Subsede da CUT em Sorocaba
Associação dos Metalúrgicos Aposentados (Amaso)
Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário
Sindicato dos Jornalistas
Sindicato dos Psicólogos
Sindsaúde
Sindicato da Saúde (Sinsaúde)
Sindicato dos Gráficos
Afuse (associação dos funcionários da rede estadual de ensino).
Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Bares
Sindicato dos Médicos