Foi lançado na noite de segunda-feira, dia 10, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), o Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social de Sorocaba e Região (FIDE).
Criado pelo Conselho Sindical Regional Sorocaba, que é composto por sindicatos com base na região e as respectivas centrais sindicais às quais são filiados, o FIDE se propõe a atuar permanentemente em defesa dos direitos dos trabalhadores.
O lançamento do Fórum teve como tema principal as reformas Trabalhista e Previdenciária, além da terceirização irrestrita, sancionada pelo governo de Michel Temer (PMDB) no último dia 31 de março.
Segundo Leandro Soares, presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), a união de todas as centrais para discutir e agir no combate à retirada dos direitos trabalhistas é essencial para derrotar as propostas do governo golpista.
Para contribuir no debate, foram convidados o Procurador Regional do Trabalho Aposentado da 15ª Região, Raimundo Simão de Melo; o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, João Batista Martins César; o Procurador do Ministério Público do Trabalho de Sorocaba, Juliano Alexandre Ferreira; e o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindiapi), Natal Leo.
De acordo com o desembargador João Batista, as reformas de Michel Temer vão gerar mais pobreza para Brasil, pois “faz com que menos dinheiro circule na economia”.
Para ele, o que levou o país ao momento atual de retrocessos foi, principalmente, o sistema político brasileiro. “Os capitalistas financiam campanhas eleitorais e leis que os favorecem. Isso aumenta a desigualdade e perpetua o ciclo da miséria. As eleições de 2018 serão diferentes, com financiamento público”, acredita.
O advogado Imar Rodrigues, assessor jurídico do SMetal,lembrou dos ataques que a Justiça do Trabalho tem sofrido da chamada “grande mídia” e de parlamentares que defendem as reformas do governo. “Através da Justiça do Trabalho é que os operários podem ter a possibilidade de ganhar casos contra seus patrões”, lembra.
Greve Geral
O presidente do SMetal, que também é coordenador da Subsede Sorocaba da CUT, AdemilsonTerto da Silva, frisou a importância dessa nova articulação dos movimentos sindical e social para a construção da Greve Geral no próximo dia 28 de abril. “Precisamos conquistar corações e mentes para essa luta! Dia 28 vai ser o dia em que a terra parou”.
FIDE
O Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social de Sorocaba e Região reúne sindicatos de mais de 60 categorias profissionais.
Segundo a organização, o FIDE foi idealizado para atuar cada vez que algum direito trabalhista, social ou previdenciário sofrer ameaças, seja a nível municipal, regional, estadual ou nacional.