Dirigentes de sindicatos de diversas categorias profissionais filiadas à CUT na região de Sorocaba estiveram reunidos no último dia 28 para planejar as ações locais da central para os próximos 12 meses. A defesa do emprego e dos direitos trabalhistas, ameaçados pelo governo golpista de Michel Temer, estão entre as prioridades.
O seminário de planejamento durou o dia todo e aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Refeições (Sindirefeições), em Sorocaba.
O encontro foi organizado pelo secretário-geral da CUT estadual SP, João Cayres; e pelo coordenador da subsede regional da CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Ademilson Terto.
Além de dirigentes do SMetal e do Sindirefeições, participaram lideranças de categorias profissionais como condutores de veículos, vestuário, servidores de Porto Feliz, papeleiros de Salto, entre outras.
Os sindicalistas também decidiram intensificar a colaboração entre categorias nas campanhas salariais e na defesa de empregos, direitos sociais e trabalhistas. “A solidariedade entre a classe trabalhadora é fundamental para manter direitos e conquistar avanços”, recomenda Terto.
Os sindicalistas também definiram ações estratégicas em diversas áreas, como comunicação, direitos das mulheres, igualdade racial, saúde do trabalhador e representação social.