Busca
Busca
Dana

Sindicato protesta contra demissões de metalúrgicos lesionados

As demissões envolvendo sete metalúrgicos aconteceram nesta segunda, 5. O outro caso foi há um mês. Para protestar contra essa arbitrariedade diretores do SMetal promoveram ato de repúdio nesta quarta

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O ato de repúdio às demissões aconteceu nesta quarta-feira, dia 7 na frente da empresa Dana

Oito trabalhadores lesionados foram demitidos pela Dana, empresa de capital americano que fabrica autopeças, localizada no bairro Iporanga, na zona industrial da cidade.

As demissões envolvendo sete metalúrgicos aconteceram nessa segunda-feira, 5. O outro caso foi há um mês. Para protestar contra essa arbitrariedade promovida pela empresa, que contraria a Convenção Coletiva, os diretores executivos do Sindicato dos Metalúrgicos promoveram um ato de repúdio nessa quarta-feira, 7, na entrada do primeiro turno, em frente à portaria da fábrica.

Durante o ato, ao microfone, o presidente da entidade, Ademilson Terto da Silva, ressaltou que o departamento jurídico do Sindicato está com os processos em andamento para que a reintegração desses trabalhadores aconteça o mais breve possível.

“Essa política abusiva da empresa, além de ser desrespeitosa fere a Convenção Coletiva. A empresa foi a responsável por causar lesões aos trabalhadores. Ela tem que ser responsável por oferecer condições dignas de trabalho a eles”, afirma Terto.

O presidente do Sindicato alertou também que “hoje são esses trabalhadores que foram mandados embora, mas amanhã pode ser qualquer outro que esteja doente e trabalhando na empresa”. A manifestação teve a adesão dos trabalhadores e serviu para notificar a empresa de que as reivindicações continuarão se ela não mudar a “postura” urgentemente.

Conforme explica o dirigente sindical Valdeci Ribeiro da Silva, Verdinho, a maioria dos metalúrgicos lesionados tinha mais de 15 anos de casa, apenas dois deles tinha o tempo de trabalho de quatro anos.

Doença ocupacional

A lesão por esforços repetitivos (LER) é uma doença ocupacional, ou seja, está relacionada à função e ao trabalho desenvolvido. No caso desses metalúrgicos todos eles trabalhavam como operadores de máquina e após o diagnóstico da doença foram remanejados para a área da qualidade da empresa.

Durante a manifestação Terto também convidou os trabalhadores a participarem da atividade de encerramento da Sempat (Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho), com a palestra sobre “Controle Social em Saúde do Trabalhador”, com o médico ocupacional Nilton Teixeira, na Fundação Ubaldino do Amaral.

A Sempat é realizada pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e pela Prefeitura de Sorocaba em cumprimento à Lei Municipal nº 8.224/2007 e marca a passagem do Dia do Trabalhador, com o objetivo de incentivar a reflexão da sociedade sobre a importância de se discutir sobre a saúde e segurança do trabalhador.

tags
Dana demissões indevidas funcionários lesionados mandados embora metalúricos protesto trabalhadores
VEJA
TAMBÉM