Acidente de Trabalho

Sindicato protesta contra demissão de trabalhador lesionado pela Macham

Foguinho/Imprensa Smetal

O protesto aconteceu na manhã desta terça, dia 25, em frente a empresa, e durou 3 horas

A Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) junto com trabalhadores da Macham, fábrica de fundição de alumínio, em Votorantim, promoveram protesto na manhã de terça-feira, dia 25, em frente à indústria.

O motivo é a demissão do metalúrgico Christian Divino Porteiro, 36 anos, que teve a perna direita, acima do joelho, amputada há 11 anos devido à acidente de trabalho.

“Como prevê a Convenção Coletiva de Trabalho dos metalúrgicos, o trabalhador tem estabilidade até a aposentadoria”, afirma o dirigente do Sindicato, Marcos Roberto Coelho, o Latino.e

Christian, com 16 anos de casa, foi demitido no dia 20 de janeiro deste ano. Diversas reuniões foram feitas entre o Sindicato e a empresa, mas até agora não se chegou a um acordo.

De acordo com Latino, os trabalhadores aguardam a decisão da empresa pela reintegração do metalúrgico. “Caso isso não ocorra faremos novos protestos”.

Negociações

Após a paralisação da produção por três horas nesta terça, a direção da Macham procurou o Sindicato e marcou negociações sobre a demissão do acidentado para esta quinta-feira, às 9h.

Sobre o acidente

No dia 21 de maio de 2003, um compressor de ar explodiu e Christian foi atingido, pois trabalhava a frente do equipamento. A primeira prótese foi custeada pela empresa e depois, ele ingressou no programa de reabilitação, do Governo Federal.

Após a empresa ser vendida em julho do ano passado Christian trabalhou até setembro, mas teve que se afastar por recomendação médica. “Quando retornei, em dezembro, me deram férias. Voltei e me chamaram para uma reunião. Foi quando avisaram que não tinha mais lugar para mim e tinham me substituído”.

Mesmo sem poder demiti-lo a empresa fez com que o metalúrgico assinasse o aviso e após 60 dias terem se passado a indenização ainda não foi paga.

Foguinho/Imprensa SMetal

Christian foi demitido em janeiro deste ano, mesmo após ter a perna direita amputada em um acidente de trabalho ocorrido no ano de 2003 (foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

Empresa fábrica folha 739 macham machan produção de alumínio trabalhadores lesionado votorantin