Busca
Fundo de Garantia

Sindicato prorroga prazo para sócio aderir a processo do FGTS

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região decidiu prorrogar para até 30 de novembro o prazo para os associados aderirem ao processo judicial coletivo de reposição do FGTS

Imprensa SMetal
Divulgação
O atendimento na sede do Sindicato em Sorocaba deve ser agendado pela internet

O atendimento na sede do Sindicato em Sorocaba deve ser agendado pela internet

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região decidiu prorrogar para até 30 de novembro o prazo para os associados aderirem ao processo judicial coletivo que vai solicitar a reposição das perdas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ocorridas desde 1999.

Antes, o prazo final de adesão era 31 de outubro. O motivo da prorrogação é a dificuldade que os trabalhadores vêm tendo para obter seu extrato analítico do FGTS junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O extrato analítico é um dos documentos necessários para fazer a adesão ao processo.

A forma de adesão, bem como os documentos necessários, são os mesmos que já vinham sendo praticados pelo Sindicato durante este mês. O atendimento na sede de Sorocaba pode ser agendado pela internet (www.smetal.org.br/fgts). Nas sedes de Araçariguama, Iperó e Piedade, basta comparecer ao local nos horários normais de atendimento,com os documentos exigidos.

No caso da sede de Sorocaba, haverá também atendimento em três sábados de novembro, dias 9, 23 e 30, das 8h às 12h. De segunda a sexta o horário, em Sorocaba, é das 9h às 18h30.

No site está disponível também um formulário para você preencher, imprimir e levar a uma agência da CEF para solicitar seu extrato analítico. Veja outros documentos necessários também no site.

Extrato analítico

A adesão ao processo começou dia 1º de outubro. No entanto, a greve dos bancários, que durou 23 dias e terminou dia 14 de outubro, com a conquista de 8% de reajuste nos salários dos funcionários de bancos, impossibilitou que os metalúrgicos pedissem o extrato analítico nas agências da CEF. Mesmo após o fim da greve nos bancos, tem aviso de desencontro de informações sobre prazos e documentos necessários para se obter o extrato.

Mesmo com a paralisação dos bancários, centenas de metalúrgicos que já tinham o extrato analítico guardado aderiram à ação judicial. Outros conseguiram seus extratos rapidamente nas últimas semanas. Mas há agências da CEF na região de Sorocaba que tem dificultado a emissão do documento. Por isso, a diretoria do SMetal decidiu pela prorrogação do prazo.

Prazo final

“Mas dia 30 de novembro deverá ser realmente o último prazo. Pois o nosso departamento jurídico quer entrar com a ação contra a Caixa ainda este ano, a fim de tentar obter a reposição das perdas aos metalúrgicos também o mais rápido possível”, afirma Alex Sandro Fogaça, diretor administrativo do Sindicato.

A adesão ao processo é gratuita e exclusiva aos metalúrgicos sindicalizados de Sorocaba e Região. A única taxa cobrada até o fim do processo será de R$ 10, na adesão, para cobrir despesas com a estrutura especial de atendimento.

Saiba mais sobre as perdas no FGTS e sobre o processo que será movido pelo Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba clicando aqui.

tags
Comunicação fundo de garantia imprensa prorrogação de prazo para entrar na ação coletiva Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região Sorocaba
VEJA
TAMBÉM