Alex Sandro Fogaça, diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, entregou ao Ministério do Trabalho e Emprego do governo Dilma Rousseff, na última segunda-feira, dia 9, a minuta de projeto de qualificação profissional para atender trabalhadores de Sorocaba e região.
A proposta, que se enquadra no Planseq (Plano Setorial de Qualificação), pede a criação de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação em diversas áreas da indústria, incluindo cotas para beneficiados do pro¬grama Bolsa-Família e pessoas com deficiência.
A proposta foi entregue à diretora do departamento de qualificação do Ministério do Trabalho, Ana Paula da Silva, durante audiência pública que tratou da qualificação profissional em Sorocaba.
Ana Paula recebeu bem a proposta dos Metalúrgicos e adiantou que em breve o MTE promoverá novo encontro em Sorocaba para, junto com o Poder Público, o Sindicato e o empresariado, dar início à formalização do convênio.
Audiência mobiliza sindicalistas, empresários e Poder Público
Trabalhadores, sindicalistas, representantes do empresariado, da Prefeitura e da Câmara de Sorocaba participaram na noite da última segunda-feira, dia 9, de uma audiência pública que discu¬tiu a qualificação profissional em Sorocaba e Região.
O encontro, realizado no plenário da Câmara, foi promovido pelo vereador Izídio de Brito (PT) e contou com a presença da diretora do Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ana Paula da Silva, dos secretários municipais Mário Taniguawa (Desenvolvimento Econômico) e Luís Alberto Firmino (Relações do Tra¬alho); e da especialista em políticas, educação e trabalho, Marinilzes Moradillo.
Nova audiência
Ao receber a minuta de um projeto do Sindicato dos Metalúrgicos que pede a abertura de 1,5 vagas de cursos profissionalizante para Sorocaba e Região, Ana Paula elogiou a iniciativa e acrescentou queem breve o Ministério agendará nova audiência em Sorocaba, para dar andamento ao pedido.
Para as palestrantes, a educação profissional tem importância fundamental para o crescimento sustentável do país e para a melhoria do bem-estar das famílias brasileiras.
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e o vereador Luís dos Santos (PNM) também participaram da audiência.